Governador entrega ampliação da maternidade Albert Sabin e participa da Lavagem de Itapuã, em Salvador, nesta quinta-feira (9)
Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Em menos de dez minutos, o estacionamento coberto do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, pode se transformar em um centro de emergência com capacidade para atender mais de 40 pessoas. Nesta quarta-feira (8), o Centro de Múltiplas Vítimas foi testado em uma simulação preparativa para o carnaval, que envolveu 120 profissionais, entre estes, 70 trabalhadores da equipe composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e o corpo administrativo da unidade de saúde.   

O vice-governador, Geraldo Junior, acompanhou o treinamento ao lado da secretária da Saúde, Roberta Santana e ressaltou a importância da ação a poucos dias do carnaval. “É mais uma ação do Governo do Estado para a estruturação desse que é o maior evento de rua do planeta. Uma ação muito importante para que possamos dar, caso necessário, um atendimento rápido e de excelência a quem precise durante a festa”.  

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O diretor médico do HGE, Marcos Almeida, destaca que, em caso de acidentes, o paciente terá à disposição tudo que uma sala de emergência oferece. “O espaço é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características de uma emergência hospitalar. Ele pode ser posto em atuação em qualquer época do ano e o carnaval é um foco por ser uma festa de grandes proporções, com grande quantidade de pessoas nas ruas, e passiva de acontecer um incidente que possa envolver múltiplas vítimas”.  

Simulação  

A ação começou com a simulação de um incêndio na casa de máquinas de um mini trio elétrico no Circuito da Barra, resultando em múltiplas vítimas de queimadura e outros traumas, que foram transportadas até a área do hospital. No local, passaram por uma triagem e foram encaminhadas rapidamente para as áreas verde, amarela e vermelha, identificadas e adequadas à gravidade dos ferimentos. Participaram vinte personagens, ambulâncias do Samu 192 e do Salvar, motolâncias e cerca de 70 profissionais do HGE.   

Criação  

O projeto surgiu a partir da troca de experiências entre baianos e alemães, nas preparações para a organização da Copa do Mundo. Especialistas das secretarias da Saúde de estados de Berlim e Frankfurt, bem como o corpo de bombeiros da cidade de Stuttgart, auxiliaram na concepção do projeto.   

O Centro de Múltiplas Vítimas foi acionado uma vez, no dia 24 de agosto de 2017, quando ocorreu um acidente com um barco em Mar Grande. Após o acionamento do protocolo de emergência, em poucos minutos, o estacionamento da unidade se transformou em mais um núcleo de atendimento do hospital, com toda a infraestrutura necessária, a exemplo de macas, monitores, cardioversores e rede de gases. Apesar da mobilização, não foi necessário utilizar a infraestrutura.

Repórter: Tácio Santos/ GOVBA