O Conselho Estadual de Juventude da Bahia (CEJUVE), criado a partir de Decreto 11.261 de 21 de outubro 2008 e fortalecido a partir de Lei Estadual sancionada no dia 06 de novembro de 2015 (lei nº 13.452), e alterado pela leiN.º 14.521, de 15 de dezembro de 2022, é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (SERIN).
O CEJUVE é um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude baiana, possui como principais objetivos os de propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude; apresentar políticas públicas para o segmento juvenil; promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude baiana; e assegurar que a Política Estadual de Juventude do Governo da Bahia seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.
O CEJUVE é formado por representantes do poder público e da sociedade. Pelo poder público participam 20 membros, entre titulares e suplentes, oriundos de secretarias que desenvolvem programas e ações voltados para a juventude. A sociedade civil é representada por 40 membros – 20 titulares e 20 suplentes – e participa por meio de entidades, movimentos sociais, redes de jovens, e de organizações não-governamentais que trabalham com os mais diversos segmentos juvenis.
O CEJUVE é o principal instrumento de defesa dos direitos dos jovens na Bahia. Desde a sua primeira posse, em janeiro de 2009, o Conselho trabalha de maneira articulada as principais demandas das juventudes baianas, buscando elevar o patamar da temática juvenil na agenda política do Estado e combatendo a invisibilidade histórica de alguns segmentos juvenis, a exemplo dos jovens negros e da juventude rural.