Foto: Hugo Carvalho/Ascom SJDH

Respeito é nosso direito! É com esse mote que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), abriu, nesta quinta-feira (16), o Plantão Integrado dos Direitos Humanos para o Carnaval 2023. Ao ritmo e performance dos projetos Axé e Neojiba, a cerimônia de abertura contou com instituições do Governo do estado, servidores/as, sociedade civil e órgãos que integram o Plantão.

A abertura do evento foi conduzida e performada pela Drag Queen, Rayna Daomeh. Localizado da sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba/SJDH) – Rua Carlos Gomes, 746, 2 de Julho -, o Plantão Integrado vai atuar com uma ampla rede de proteção para garantir um Carnaval de paz e respeito aos Direitos Humanos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Quero agradecer a todas as pessoas que estão aqui abraçando a nossa campanha. Essa é a casa do consumidores, mas  até a quarta-feira de cinzas, será a casa dos direitos humanos, da luta contra todas as formas de violência. Esta é a sede da riqueza, da diversidade, alegria e respeito. A casa de todas as lutas!”, afirmou o secretário da SJDH, Felipe Freitas.

As equipes do Plantão atuarão para garantir os direitos de crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas idosas, consumidores/as, população LGBTQIAPN+, combate ao tráfico de pessoas, entre outros públicos vulneráveis.

“A nossa mensagem da casa da cidadania é que respeito é nosso direito, que estamos prontos para garantir um Carnaval que respeite a todes, com paz, alegria e ritmo”, endossou Fabya Reis, titular da Seades.  

Marcaram presença a Ouvidora Geral do Estado, Arany Santana; a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães; e representantes de demais órgãos.

Participam do Plantão, além do Governo do Estado, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado (MPE-BA), Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 05), Juizado da Infância e Adolescência, Prefeitura Municipal de Salvador, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), as ONGS Pontos Diversos e Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3.

Sobre a campanha publicitária

A campanha “Respeito é nosso direito! Carnaval 2023” é o carro de frente da SJDH. Realizada desde 2014, esse ano a campanha foi ressignificada, ganhou novas mensagens e cores, abrangendo mais públicos vulneráveis, que precisam ter seus direitos garantidos e respeitados na maior festa popular do mundo, e chamando a atenção da sociedade para observar e também denunciar qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos.

A campanha publicitária está sendo veiculada nas emissoras de rádio, TV, outdoor, metrô, elemídia (shopping centers), mídias digitais (redes sociais), redes sociais do Governo do Estado, além da plotagem do Procon, Guias para orientação de agentes de segurança e de saúde, camisetas para as equipes de trabalho, entre outras peças. Em todos os informativos, será disponibilizado o canal nacional de denúncia oficial, o ‘Disque 100’ e o canal da Ouvidoria Geral do Estado, 08002840011.

Fonte: Ascom/SJDH