Foto: Divulgação/GOVBA

Quem curte o Carnaval de Salvador já conhece as dicas de segurança: tomar cuidado com celulares e carteiras, não levar armas ou objetos que ofereçam risco, e evitar cometer excessos. Mesmo assim, a multidão arrastada pelos trios elétricos pode gerar situações como brigas, furtos, tráfico de entorpecentes e outras ocorrências. No Circuito Dodô (Barra/Ondina), para garantir a segurança de baianos e turistas, a Polícia Militar da Bahia presta o policiamento ostensivo e repressivo, desde os pontos de entrada da festa, com câmeras de reconhecimento facial, revista individual com detectores de metais e cães farejadores, passando pelos postos elevados de observação, até o emprego de patrulhas – policiais enfileirados que percorrem a multidão. A segurança também conta com aeronaves, viaturas de quatro e duas rodas e cavalos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A soldado Paloma Rezende ressalta a capacitação. “A Polícia Militar, através do Governo do Estado, se prepara com antecedência, muito planejamento e maestria para que a maior festa de rua do planeta aconteça da melhor maneira”. Já o capitão Juliano Quintela diz que gosta de participar de um evento do tamanho do Carnaval. “É um evento visto no mundo inteiro. Nesse momento nós somos vitrine e a Polícia Militar da Bahia faz um trabalho de excelência”.

A soldado Rebeca Queirós conta como é a rotina da tropa durante o Carnaval. “Nós nos apresentamos ao núcleo com duas horas de antecedência e viemos de ônibus para os pontos de reunião de tropa. Recebemos então o material para nos deslocarmos ao posto de serviço”, detalhou.

Além de unidades ordinárias dos Comandos de Policiamento Regionais, a Polícia Militar da Bahia também conta com equipes especializadas do Grupamento Aéreo, Operações Ronda Maria da Penha, Gêmeos e Apolo, Esquadrões de Polícia Montada e Águia, Companhias Independentes de Policiamento Especializada (Cipes), de Policiamento de Proteção Ambiental, Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv) e Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe).