PESQUISADORES DA UNEB FAZEM DESCOBERTAS PRÉ-HISTÓRICAS NO SEMIÁRIDO BAIANO

PARA ENTENDER A TRAJETÓRIA HUMANA NO MUNDO, CIENTISTAS ESTUDAM E ANALISAM OS VESTÍGIOS DEIXADOS PELOS ANTEPASSADOS.

POR ISSO, PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL (PPGECOH) DESENVOLVERAM UM PROJETO ARQUEOLÓGICO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER MAIS A HISTÓRIA DO SEMIÁRIDO BAIANO.

AS PESQUISAS FORAM INICIADAS NO ANO DE 2009, EM ALGUMAS CIDADES DO SEMIÁRIDO BAIANO.

DE ACORDO COM A ORIENTADORA, DIVERSOS RESULTADOS IMPORTANTES FORAM OBTIDOS.

“ENCONTRAMOS SÍTIOS PRÉ-COLONIAIS ANTIQUÍSSIMOS DE OCUPAÇÕES HUMANAS EM CAVERNAS DE FERRO EM CAETITÉ, UM DELES DATADO EM 9.400 ANOS ANTES DO PRESENTE [...] UM GARIMPO DE CRISTAL DE QUARTZO EM CAMPO FORMOSO [...] PINTURAS RUPESTRES EM UMA ÁREA ESCURA DA CAVERNA”

O PROJETO TEM O APOIO DO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) E DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES).

BAHIA FAZ CIÊNCIA

A SECRETARIA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (SECTI) E A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DA BAHIA (FAPESB) ESTREARAM UMA SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE COMO PESQUISADORES E CIENTISTAS BAIANOS DESENVOLVEM TRABALHOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE FORMA A CONTRIBUIR COM A MELHORIA DE VIDA DA POPULAÇÃO.

AS MATÉRIAS SÃO DIVULGADAS SEMANALMENTE, SEMPRE ÀS SEGUNDAS-FEIRAS, PARA A MÍDIA BAIANA, E ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE E REDES SOCIAIS DA SECRETARIA E DA FUNDAÇÃO.

SE VOCÊ CONHECE ALGUM ASSUNTO QUE PODERIA VIRAR PAUTA DESTE PROJETO, AS RECOMENDAÇÕES PODEM SER FEITAS ATRAVÉS DO E-MAIL COMUNICACAO.SECTI@SECTI.BA.GOV.BR.

CLIQUE NOS ÍCONES PARA ACOMPANHAR AS REDES SOCIAIS