Foto: Bárbara Silveira/ GOVBA

Entre os dias 20 e 23 de abril, a Avenida Presidente Dutra será transformada em circuito Maneca Ferreira, onde será realizada a Micareta de Feira de Santana. Mas, antes da folia tomar conta, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) preparou um esquema especial de pulverização de inseticida UBV, o chamado fumacê, que combate o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação faz parte do Programa de Controle das Arboviroses, promovida pelo Governo da Bahia, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), e acontece em duas etapas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Coordenador de Endemias do Núcleo Regional de Saúde Centro Leste, Marcelo Barbosa, explica que o primeiro ciclo foi realizado na última segunda-feira (17), e o próximo vai ocorrer após o término da folia, no dia 24 de abril.

“Essa é uma ação preventiva em todo o circuito. Com o UBV, que é o fumacê, conseguimos eliminar o mosquito adulto e cortar a transmissão da doença”, explica.

Segundo Barbosa, a ação representa um trabalho de extrema importância de combate ao mosquito nos circuitos da festa, mas a população precisa fazer sua parte para evitar o acúmulo de água e acabar com os criadouros do mosquito. “Após a festa repetiremos a ação para aumentar a cobertura e garantir o sucesso da operação”, conclui o coordenador.

Fonte: Ascom/Sesab