Funceb e Secretaria de Educação lançam Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual em escolas públicas
Foto: Divulgação

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP) da Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizará 89 oficinas em 31 municípios, neste mês de maio, voltadas à prevenção e promoção da saúde socioemocional de educadores, estudantes e servidores da rede estadual de ensino. Entre os temas em destaque para as próximas semanas estão os cuidados com a saúde física e mental e acolhimento, práticas saudáveis, além de apresentações do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e de um seminário alusivo ao Dia das Mães.

Nesta semana, por exemplo, estão previstas atividades em 12 municípios, entre eles Salvador, Lauro de Freitas, Cícero Dantas, São Desidério e Barreiras. O trabalho é desenvolvido com o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Nos últimos quatro meses, foram realizadas 1.455 oficinas, envolvendo 444 unidades escolares em 205 municípios. “O programa vem se destacando como um instrumento eficaz e efetivo na oferta de serviços visando assegurar bem-estar e qualidade de vida a toda comunidade escolar”, explica a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy. 

Parceria

O programa também conta com apoio de instituições parceiras, como, por exemplo, o da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), que iniciou, na segunda-feira (8), no Colégio Evaristo da Veiga, localizado na Avenida Garibaldi, uma série de apresentações da peça “África um conto cantado”, nas unidades escolares. Escrita, produzida e interpretada pelos policiais, a encenação mostra o legado e a importância da África, continente conhecido também como o berço da humanidade. “Uma peça emocionante, que transmite uma mensagem de valorização do continente africano, suas raízes e descortina a verdadeira história dos povos africanos”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio Evaristo da Veiga, Maria Alice Costa Moraes.

Dia das Mães

Nesta quarta-feira (10), acontece o seminário “Maio: mães e maternidade reais”, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no bairro de São Marcos. Durante o período da manhã serão realizadas rodas de conversa, palestras, vídeos, exposição fotográfica e mesas redondas com o intuito de chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental, bem como esclarecer sobre os direitos maternos e a importância de redes de apoio capazes de acolher as mães, durante os desafios da maternidade.

Fonte: Ascom/SEC