Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, recebe neste sábado, 3 de junho, às 15h, a Mostra Cine Horror ‘Acampamentos Mortais’ com dois filmes cult dos anos 1980. Em mais uma exibição mensal, a Mostra de Cinema Cine Horror traz no mês de junho a exibição de dois filmes oitentistas, os cultuados slashers Acampamento Sinistro, e o clássico A Vingança de Cropsy/Chamas da Morte.

Acampamento Sinistro, ou Sleepway Camp, é considerado um dos melhores da safra oitentista do camp slasher, ramificação do slasher que mostra assassinos perseguindo adolescentes em acampamentos de verão, foi uma verdadeira febre na década de 1980. Escrito e dirigido por Robert Hiltzik, o longa entrega uma quantidade satisfatória de cenas medonhas, aborda temas ousados para sua época, e ainda apresenta um dos plot twists mais memoráveis do cinema de terror. Lançado em 18 de novembro de 1983, em circuito limitado na cidade de Nova York, foi exibido em apenas 83 cinemas espalhados pela Big Apple e conseguiu um feito incrível para uma produção independente: ser o filme de maior bilheteria na cidade naquele fim de semana, batendo grandes blockbusters como Yentl (estreia na direção da cantora Barbara Streisand), Amityville 3-D e cobrindo totalmente seu custo.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Já a Vingança de Cropsy/Chamas da Morte (The Burning) é um dos filmes de maníacos mais importantes de todos os tempos, imortalizando um personagem que jamais seria reencarnado, tornando-o ainda mais cult. O longa-metragem dirigido por Tony Maylam foi lançado em maio de 1981, no ano seguinte a “Sexta-Feira 13” de Sean S. Cunningham, e tem várias histórias curiosas a respeito de sua produção. Reza a lenda que o roteiro é bem anterior a Sexta Feira 13. Inspirados em “O Massacre da Serra Elétrica” e “Halloween: A Noite do Terror”, teve como base a lenda urbana de Cropsy, que era contada nos acampamentos nos arredores de Nova York e fizeram o seu filme. Alguns atores em inicio de carreira podem ser vistos, como por exemplo, Holly Hunter, além de Jason Alexander, que seria George Costanza em Seinfeld. A produção ainda conta com participação do mestre dos efeitos de maquiagem Tom Savini, que se recusou a trabalhar em “Sexta-Feira 13” Parte 2. A trilha sonora ficou a cargo de Rick Wakeman, da banda Yes e também é um clássico do rock progressivo.

A exibição de ‘Acampamentos Mortais’ integra as atividades do VIII Cine Horror, festival de cinema fantástico com foco na produção brasileira no gênero, que acontece anualmente no mês de outubro, em Salvador.

Fonte: Ascom/Funceb