Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues participou, na tarde desta quinta-feira (15), do 1° Fórum Nacional de Secretários de Comunicação, realizado no Hotel Fera Palace, no Centro Histórico, em Salvador. O chefe do Executivo prestigiou o encontro, destacou a importância da criação de um conselho para fortalecer a comunicação nacional e o estado democrático de direito, além do combate às fake news.

“Estamos aqui com representantes da comunicação dos 27 estados do Brasil, discutindo a pauta da comunicação como vetor de desenvolvimento do país, democracia e cidadania. Disponibilizamos a nossa energia, a nossa força e nossa experiência, mas também queremos beber na fonte de cada um deles”, frisou o governador. Ele também destacou que um governo atua por um tempo, mas que o conselho, ferramenta de troca e de atuação, que possibilita respostas rápidas e concretas para o setor, permanece como legado para a comunicação pública brasileira.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Jerônimo aproveitou para dar o exemplo exitoso do Conselho de Educação, que hoje é um mediador na comunicação direta com o Governo Federal. Na ocasião, ele também falou da importância da comunicação para o combate à fome e outros projetos de desenvolvimento social, econômico e de preservação ambiental. “A Bahia tem a responsabilidade de primar para que a comunicação ajude a combater a fome e o desemprego, e a cuidar do meu ambiente e das pessoas”.

Para Bárbara Botega, secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, o fórum é uma grande oportunidade para troca de experiências. “Entendemos que alguns desafios são muito parecidos, e é muito interessante ver como cada estado tem tratado isso, como tem agido juridicamente”. Ela observou ainda que, atualmente, o consumo de informações pela sociedade é muito diferente do que existia pouco tempo atrás. “Essa proposta de unificação de decisões vai agregar muito para o Brasil”, concluiu.

Repórter Milena Fahel