Foto: Divulgação

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, realizou uma série de ações de fiscalização em produtos pré-embalados, com ênfase nos itens que compõem a cesta básica, seguindo o Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Entre os dias 26 e 29 de Junho, equipes do Ibametro inspecionaram estabelecimentos nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Entre Rios e Simões Filho, totalizando 64 ações. Durante essa operação, foram realizados 2810 exames em produtos para verificar se a quantidade indicada nas embalagens estava em conformidade com a legislação em vigor.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O objetivo principal da fiscalização foi garantir a conformidade dos produtos pré-embalados com as portarias de metrologia vigentes e rotulagem estabelecidas. Durante as inspeções, foram encontradas irregularidades que demandam atenção, como embalagens com erros formais, massas com pesos diferentes sem o devido desconto da embalagem e massas abaixo do limite tolerado. Os estabelecimentos foram prontamente orientados a cumprir as leis vigentes e corrigir as inconformidades identificadas.

“Estamos comprometidos em zelar pela qualidade e segurança dos produtos disponíveis no mercado. Nossas ações de fiscalização têm como objetivo garantir a conformidade dos produtos pré-embalados, proporcionando tranquilidade aos consumidores. Seguiremos trabalhando em estreita colaboração com o Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Inmetro para promover um ambiente seguro e equitativo para todos”, afirmou o Diretor-Geral do Ibametro, Thales Dourado.

O Ibametro reforça seu compromisso em proteger o consumidor e assegurar a transparência e confiabilidade dos produtos disponíveis no mercado.

Para mais informações sobre as ações do Ibametro e denúncias referentes às normas metrológicas vigentes, os interessados podem entrar em contato com a Ouvidoria através do telefone: 0800 071 1888.

Fonte: Ibametro