Foto: Tiago Queiroz

Baianos e turistas que estavam curtindo a praia do Farol da Barra, em Salvador, nesta quarta-feira (19), presenciaram uma ação preventiva contra afogamentos. A iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) ofereceu um curso dinâmico com noções sobre os riscos no mar, como evitar afogamentos e primeiros-socorros, para trabalhadores autônomos que atuam na região. A ideia é que eles estejam preparados para ajudar banhistas em caso de ocorrências.

“A área do Farol da Barra registra o maior índice de ocorrências na cidade, principalmente, envolvendo turistas que não estão acostumados com o mar. Como esses trabalhadores estão sempre na praia, surgiu a ideia de transformá-los em agentes de prevenção. Eles não irão entrar na água, mas poderão indicar os melhores lugares para mergulho e a localização dos postos de salva-vidas, além de prestar primeiros-socorros, até a chegada do profissional habilitado”, explicou o coordenador de Planejamento Operacional do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BMAR), capitão Joel Adriano dos Santos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Começamos aqui na Barra, uma região emblemática da zona turística Baía de Todos-os-Santos, e pretendemos expandir essa parceria com o Corpo de Bombeiros para as demais praias de Salvador, visando contribuir para a segurança de moradores e visitantes”, completou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da Setur-BA, Tatiana Harfush.

Há quatro anos trabalhando no local conhecido como “Buraco da Sereia”, o vendedor Sérgio Santos, 28 anos, participou do treinamento e aprovou a iniciativa. “Tenho experiência no mar, mas aprendi coisas novas no curso, que serão importantes em situações de emergência. Recentemente, presenciei uma turista se afogando. A praia é bonita, mas tem os seus perigos”.

O turista italiano Ludovico Oddi, 27 anos, que passeava pela praia, elogiou a ação do governo baiano. “É, sem dúvidas, uma prestação de serviço público. Algo muito bom, que vai dar uma maior segurança para nós, visitantes”.

Fonte: Ascom/Setur