Foto: Tiago Queiroz/Setur-BA

Capacitar o trade turístico da Costa do Cacau sobre as potencialidades da Estrada do Chocolate, como forte atrativo da região. Essa foi a finalidade do curso realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na sexta-feira (21), dentro da programação do Chocolat Bahia Festival, que aconteceu até domingo (23), no Centro de Convenções de Ilhéus, oferecendo uma série de atrações gastronômicas e culturais, com apoio do Governo do Estado.

Na oportunidade, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) apresentou o trabalho de divulgação da estrada temática, localizada entre Ilhéus e Uruçuca, que oferece o roteiro de visitação a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, incluindo uma abordagem sobre a história e cultura da lavoura cacaueira.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Após a requalificação feita pelo governo baiano na rota do chocolate, intensificamos o trabalho de promoção do atrativo nas principais feiras e festivais de turismo, do Brasil e do exterior. Oferecemos experiências autênticas e inesquecíveis no universo do cacau e chocolate, um patrimônio que deve ser conhecido pelo mundo. A capacitação contribui nesse processo”, explicou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Mandarine.

“O curso é um recorte do programa Destinos Turísticos Inteligentes, onde estamos destacando a Estrada do Chocolate. A Costa do Cacau tem um potencial muito grande para além do turismo de sol e praia, como a saga cacaueira, e o trade turístico deve direcionar os visitantes também para esse atrativo rural”, completou o gestor de projetos do Sebrae, Neorlei Carvalho.

O guia de turismo Laudinei dos Santos, 30 anos, participou da capacitação e ressaltou o impacto no seu trabalho. “O turista que chega não vem só para curtir as praias. Ele tem curiosidade em conhecer a cultura do cacau, ter a experiência sensorial dentro das fazendas. Esse curso agregou bastante, pois quanto mais conhecemos o roteiro, mais preparados ficamos para mostrar o potencial gigante do produto”.

Passando pelo local em que acontecia a preparação, a turista mineira Lana Gomes, de 61 anos, falou sobre a experiência de conhecer Ilhéus e seus atrativos. “Sou leitora de Jorge Amado e acompanhei as novelas baseadas em sua obra. Já fui ao Bataclan, visitei uma antiga fazenda de cacau, um passeio incrível, e vim curtir a programação do festival”.

Fonte: Ascom/Setur-BA