Foto: Divulgação/Conselho Estadual de Educação da Bahia


Em uma iniciativa conjunta do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) e do Colégio Sacramentinas, mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis foram doadas ao Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado, o Bahia Sem Fome. Arroz, macarrão, açúcar, óleo, feijão e vários outros alimentos não perecíveis foram arrecadados pelos estudantes num gesto de solidariedade durante a 6ª gincana do Sacramentinas, que aconteceu no período de 20 a 22 de julho, em um dos colégios tradicionais de Salvador.

Para a professora Ana Teresa Fernandez, que é coordenadora de esportes e de educação física do colégio e fez parte da comissão organizadora da gincana, a ação solidária ajuda os alunos a serem protagonistas da educação, motivando ações solidárias em benefício do próximo. “Uma das provas da gincana foi direcionada à arrecadação de alimentos não perecíveis. A equipe que arrecadasse a maior quantidade de alimentos venceria a prova. Essas ações solidárias já fazem parte da nossa gincana e motivam os alunos, e essa parceria com o Conselho Estadual de Educação chegou em boa hora, pois ficamos muito felizes em poder ajudar a quem mais necessita”. A Irmã Fátima Reis, diretora do Colégio Sacramentinas, e os estudantes, líderes das equipes da gincana, acompanharam a entrega dos alimentos ao Conselho.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif, destaca a importância de utilizar o setor privado para ajudar as comunidades em situação de insegurança alimentar e está muito feliz com o envolvimento das instituições particulares de ensino, principalmente, por despertar nos estudantes os valores e os benefícios de ajudar o próximo. “É com educação que geramos impactos positivos nas comunidades e atuamos no combate à fome. E a solidariedade está alinhada com as estratégias das nossas instituições de ensino da Bahia”.

Tiago Pereira, que é coordenador do Bahia Sem Fome e conselheiro Estadual de Educação, falou do simbolismo em receber essa doação e o apoio de toda sociedade na campanha. “Esse ato simbólico do recebimento de mais de duas toneladas de alimentos da gincana que aconteceu no estabelecimento de ensino de natureza privada mostra a responsabilidade da sociedade com a população mais vulnerável, em situação de fome, em que se encontram 2,9% da população baiana. Esperamos que nesse grande mutirão, transformando o Bahia Sem Fome em política pública, articulando com os sistemas de educação, sistema da saúde, sistema da assistência social, a gente consiga de fato estabelecer um grande pacto e vencer o flagelo da fome no estado da Bahia”.

A parceria entre o Órgão Colegiado da Educação e as instituições particulares de ensino já arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos que se somaram as 805 toneladas arrecadadas pelo Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia. As parcerias perdurarão por todo o ano, com várias instituições programadas para realizarem a arrecadação de alimentos.

Fonte: Ascom/CEE-BA