Inema e COPPA apreendem explosivos durante abordagem a embarcação em São Francisco do Conde
Foto: Divulgação/Inema

Na manhã desta quinta-feira (24) uma ação conjunta entre a equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a guarnição designada da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) resultou na apreensão de explosivos irregulares em uma embarcação no município de São Francisco do Conde.

A operação teve lugar em frente ao porto do Ferrolho, e durante a inspeção da embarcação, que transportava dois indivíduos, foram encontrados três explosivos considerados irregulares pelas autoridades. Diante da descoberta, as medidas necessárias foram imediatamente tomadas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

De acordo com o Diretor de Fiscalização o Inema, Eduardo Topázio, a equipe agiu com precisão e eficiência, garantindo a segurança da operação e a integridade dos envolvidos. Após a apreensão dos explosivos e dos indivíduos em questão, a embarcação foi retida pelas autoridades para as devidas providências legais.

“A ação conjunta entre as entidades de fiscalização ambiental e as forças de segurança demonstra a importância da cooperação interinstitucional para garantir a ordem pública e a proteção dos recursos naturais”, destaca Topázio.

As autoridades permanecem vigilantes e atentas a qualquer atividade suspeita que possa representar uma ameaça à segurança da região e ao ecossistema local.

Alerta

A pesca com explosivos é ilegal e prejudica gravemente o ecossistema marinho, matando animais e plantas e desequilibrando a cadeia alimentar. O uso de explosivos também ameaça vidas, incluindo a de quem os manipula e de pessoas na área, como pescadores e mergulhadores.

No estado, as punições são severas: flagrantes resultam em prisão e pena de reclusão de 01 a 05 anos, conforme a Lei de Crimes Ambientais N° 9.605 de 12/02/1998. Denuncie pelo Disque Denúncia do Inema 08000 71 1400 e proteja nosso ambiente.

Fonte: Ascom/Inema