Reformulação em site amplia acesso a informações sobre estrutura do Estado
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Desde o dia 25 de agosto do ano passado, 7.792 cidadãos ingressaram no site do Perfil da Administração Pública (https://www.perfiladministracaopublica.ba.gov.br/) em busca de informações atualizadas sobre a organização e o funcionamento dos diversos órgãos e entidades que integram a estrutura do Poder Executivo Estadual. No último mês, 469 usuários acessaram 1637 páginas do endereço eletrônico. Os números integram um balanço do impacto de um ano do lançamento de uma nova interface para o site, que está ajudando a promover transparência e ampliar o acesso da população a dados institucionais da administração pública estadual.

“A reformulação possibilitou a criação de um ambiente virtual mais simples e menos burocrático, facilitando a navegação e reduzindo o tempo de pesquisa dos usuários”, avalia a coordenadora de Padronização de Modelos Institucionais da Diretoria de Modelos Institucionais da Superintendência da Gestão e Inovação (DMI/SGI) da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Mariana Almeida. Um dos primeiros impactos da iniciativa, segundo a coordenadora, consistiu na redução no número de consultas por e-mail ou telefone recebidas diariamente pela equipe da Diretoria sobre temas relacionados aos conteúdos disponíveis do site.

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Em paralelo, a coordenadora acredita também que a iniciativa proporcionou ganhos em processos de tomada de decisão por dirigentes, que recorrem ao site como ferramenta de consulta, em especial durante a implementação de reformas administrativas. No último mês de março, por exemplo, quando a atual gestão promoveu uma reestruturação organizacional na Segurança Pública do Estado, foi possível identificar um aumento significativo no número de acessos às páginas dos órgãos que integram este sistema.

Layout e funcionalidades

Após a reformulação, o site do Perfil da Administração Pública passou não só a contar com um layout mais atraente e funcional, como ganhou novos conteúdos e ainda incorporou funcionalidades que permitem aos usuários pesquisar de modo mais eficaz, graças a mecanismos de filtro. Assim, por exemplo, se um visitante quer obter informação sobre um determinado colegiado, ele tem a opção de fazer a busca tanto por nome e sigla quanto de acordo com o órgão o colegiado está vinculado.

Entre os conteúdos disponíveis no site, estão dados consolidados sobre a organização do Poder Executivo do Estadual, incluindo organogramas, referências históricas, finalidades e competências de cada órgão ou entidade, e toda a base normativa que orienta a estrutura organizacional do Estado, bem como informações sobre colegiados estaduais e a evolução das instituições do Poder Executivo desde 1966. Os conteúdos são constantemente atualizados, por meio do acompanhamento da publicação de Leis e Decretos que atualizam a estrutura organizacional e o funcionamento do Executivo Estadual.

Fonte: Ascom/Saeb