Governo do Estado fortalece medidas para prevenção e combate aos incêndios florestais no oeste baiano
Foto: Divulgação/Inema

O combate aos incêndios florestais é uma tarefa complexa que exige a adoção de medidas integradas e coordenadas, com essa perspectiva que o grupo de trabalho do Programa Bahia Sem Fogo se reuniu, na quinta-feira (23), na cidade de Barreiras. Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o encontro ocorreu no 17º Batalhão dos Bombeiros e contou com representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Casa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Na pauta da reunião, o alinhamento e definição de um conjunto de medidas operacionais e o emprego de tecnologias na prevenção e combate aos incêndios florestais no território baiano. Foram tratadas estratégias para melhorar a logística das equipes em campo, aquisição e distribuição de equipamentos de combate e proteção individual, entre outros.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Vânia Almeida, explicou que as reuniões têm se intensificado, tendo em vista a proximidade com o período de seca, principalmente na região oeste. “É bastante simbólico este encontro, no momento em que o CBMBA inaugura sua Base Florestal do Oeste, uma estrutura que chega para fortalecer, ainda mais, as ações em um local que historicamente registra grande incidência de focos de incêndios”.

“É fundamental que todas as medidas, abordadas aqui no grupo, sejam incorporadas por cada instituição de forma contínua e sistemática, visando a redução dos impactos e a preservação dos nossos biomas”, ressaltou a superintendente.

Para o coordenador da Unidade Regional do Inema em Barreiras, Saul Cavalcante, as reuniões são importantes para alinhar as atividades e competências de cada órgão, possibilitando uma atuação mais rápida e precisa. “O Inema, por exemplo, atua continuamente na fiscalização e monitoramento ambiental, coibindo práticas ilegais que degradam a vegetação e consequentemente aumentam os riscos de incêndios florestais”, pontuou.

Anfitrião do evento, o capitão Romilson Ramos, agradeceu à coordenação e aos participantes pela escolha do 17º BBM como sede da reunião, um reconhecimento aos esforços do CBMBA com a implantação da Base Florestal do Oeste e a realização da Operação Florestal 2023. “Muito nos orgulha recepcionar esses parceiros para tratar de avanços em uma área de extrema importância, sendo o trabalho preventivo aos incêndios”.

Fonte: Ascom/Inema