Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional seguem mobilizando municípios
Foto: Divulgação

As Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) seguem mobilizando os municípios baianos. Nesta quinta (31) e sexta-feira (1) foi a vez doterritórios Piemonte Norte do Itapicuru Piemonte da Diamantina, emSenhor do Bonfim, e Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, na cidade de Valença, realizarem as plenárias.

Além deles, os territórios do Litoral Sul, do Sudoeste Baiano e Médio Sudoeste, e da Bacia do Rio Corrente e Velho Chico também promoveram os debates, respectivamente, nos municípios de Itabuna, Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Os encontros reuniram representantes de diversos segmentos, a exemplo de trabalhadores da agricultura familiar, comunidades quilombolas, pescadores, indígenas, povos de terreiro, entre outros membros da sociedade civil e do governopara dialogar sobre assuntos voltados à política pública de enfrentamentoà fome no estado.

A superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), Fernanda Silva, esteve presente no município de Itabuna e destacou a importância da realização das conferências para a construção de políticas públicas que combatam a insegurança alimentar grave que atinge 2 milhões de baianos.

“Reunimos aqui todos os 26 municípios para debater sobre o problema da fome. Serão eleitos delegados e delegadas para a conferência estadual e, depois desta etapa, vamos escolher os representantes para o debate nacional.Precisamos estabelecer ações através da escuta e potencializar as experiências realizadas nos municípios”, explicou.

Tendo à frente o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), o processo conferencial segue até o dia 6 de setembro em diversos territórios baianos.

Carlos Eduardo Leite, membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-BA), marcou presença na conferência realizada em Valença e contou que o momento marca a importância de construir propostas para o próximo Plano de Segurança Alimentar na Bahia. “Nós temos muitas alternativas para construir um território soberano com produção de alimentos diversificados, de valorização da agricultura familiar, da economia solidária e da produção agroecológica”, concluiu.

Joice Mota, nutricionista da Secretaria de Educação de Valença, frisou a importância do debate para enriquecimento de propostas para a etapa estadual. “A conferência é um importante espaço, com diversidades da sociedade civil, e setores que contribuem para a construção de políticas públicas no nosso território, objetivando o direito humano à alimentação adequada”, disse.

As Conferências Territoriais de SAN integram a etapa preparatória da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece em Salvador entre 17 e 19 outubro, com tema: “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”.

As Conferências são espaços de reflexão e avaliação propositiva sobre o processo de execução da Política e do Plano de SAN e funcionamento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), na perspectiva da efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA) na Bahia.

Fonte: Ascom/Seades