Representante do MEC conhece instalações do Centro Estadual de Educação Profissional, em Lauro de Freitas
Foto: Amanda Chung

O novo Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceeptic), localizado em Lauro de Freitas, recebeu, nesta terça-feira (26), a visita do coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude, do Ministério da Educação (MEC), Yann Evanivick. A unidade de ensino, que foi inaugurada em maio deste ano pelo govenador Jerônimo Rodrigues e pela secretária Adélia Pinheiro, teve o investimento de R$ 23,4 milhões e, na ocasião, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Construído em alto padrão arquitetônico, o prédio conta com 24 salas, cinco laboratórios, refeitório, piscina semiolímpica, teatro, quadra poliesportiva e campo de futebol society. A escola oferece aulas em tempo integral e atende a 1.060 estudantes de quatro cursos de Educação Profissional e Tecnológica, em dois eixos: Gestão e Tecnologia.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que esteve presente na visita, falou sobre o encontro. “Foi muito importante apresentar uma escola nossa que trabalha com tempo integral e Educação Profissional e Tecnológica, em construção com novo padrão, com infraestrutura que traz tecnologias a serviço de processos formativos para toda a escola, além da oferta de oficinas e todas as políticas estruturantes da Secretaria da Educação. No período da tarde, continua a nossa agenda de trabalho e, também, à noite, vamos mostrar a nossa ação na realização do Projovem, que é um programa de interesse do MEC”.

Yann Evanivick elogiou a estrutura e as ações pedagógicas do colégio. “É uma escola voltada para a perspectiva tecnológica e que demonstra que a Bahia pode dar uma grande contribuição na modulação das políticas educacionais para o Brasil. Estamos rodando o país para conversar com as secretarias de Educação, nos colocar à disposição e retomar as políticas educacionais voltadas para a juventude, como é o caso do Projovem. Mas, também, olhar as boas experiências que hoje têm escala local, mas que podem ter perspectiva em escala nacional”.

Durante a visita, líderes de classe e integrantes do grêmio estudantil do colégio dialogaram sobre políticas voltadas para a juventude. Além disso, outros estudantes apresentaram experimentos nos laboratórios de Química e Biologia; Física e Matemática; Gestão de Negócios; e Robótica. Foi o caso da estudante Daniela Mutti, 16, que faz o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática. “Demostrei uma lâmina na área da Biologia sobre medula espinhal e tecido epitelial. É muito gratificante estar neste ambiente onde podemos ampliar os nossos estudos, tanto na área tecnológica, quanto nas áreas de Biologia e Química”, afirmou.