Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação/Neojiba

Dentro da Campanha Cantando por Vidas, promovida pela Hemoba e o Instituto Baiano de Arte, Cultura e Humanidade (Ibach), o Coro Comunitário Neojiba se apresentará na sede da Fundação neste sábado (30), às 13h, sob a regência do maestro Angelo Rafael Fonseca. O projeto, que prevê apresentações aos sábados uma vez por mês até dezembro, tem o objetivo de fomentar a doação regular de sangue no estado da Bahia. Após os concertos, os membros dos corais doarão sangue e convidarão o público presente a também participarem desse ato solidário. Neste ano, já se apresentaram pelo projeto o Coral Ecumênico da Bahia (CEB), o Coral do Mosteiro de São Bento (CMSB), o Coral de Adultos do Colégio Antônio Vieira e o Grupo Vocal Pentágono. O Ibach, idealizador da campanha, é uma organização social sem fins lucrativos criada pelo Coral Ecumênico da Bahia, formada por voluntários que desenvolvem projetos e ações educativas através das artes, da cultura e atividades sociais que promovem a inclusão social.

Coro Comunitário Neojiba

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O Coro Comunitário Neojiba, inicialmente chamado como Coro Sinfônico, foi fundado em 2012, especialmente para a execução da Nona Sinfonia de Beethoven, regido pelo maestro Pablo Novais e com a preparação vocal de Lilia Falcão, para comemorar o quinto aniversário do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). Desde a origem, o grupo é coordenado pela regente Yuli Martinez e, a partir de 2019, passou a ser regido pelo maestro Angelo Rafael Fonseca.

Atualmente, o Coro possui 102 membros, sendo todos voluntários que recebem treinamento vocal e musical da equipe de professores e monitores do próprio programa. Já se apresentou várias vezes no Teatro Castro Alves, cantando a Fantasia Coral (Beethoven), o Choros 10 (Villa-Lobos) e Carmina Burana (Carl Orff), e também em outros palcos de Salvador, com obras a capella ou acompanhado por pequena formação instrumental.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Onde doar

Confira os locais de atendimento para a doação na capital baiana: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Já a unidade móvel de coleta (Hemóvel) estará na Uniruy Paralela, nos dias 28 e 29/09, e no Salvador Shopping até 30/09, das 8h às 17h com intervalo para o almoço. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Fonte: Ascom/Hemoba