Prodeb apresenta a plataforma SAC Digital em conferência internacional promovida pela Universidade das Nações Unidas
Foto: Divulgação/Prodeb

A Conferência Internacional sobre teoria e prática de governança eletrônica (Icegov) aconteceu em Belo Horizonte (MG), entre 26 a 29 de setembro, e trouxe para esta edição de 2023 o tema ‘Governança digital para sociedades democráticas, igualitárias e inclusivas’. O evento, o mais relevante congresso de e-gov do mundo, é coordenado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) e pelo Instituto Smart City Business América.

Realizada pela primeira vez no Brasil, a conferência é destaque mundial na área de governança eletrônica em âmbito acadêmico, técnico e científico. A Prodeb marcou presença no evento com a participação de Walter Palma, Assessor Especial da DIS, e Katia Argolo, Gerente de Soluções Estratégicas, na qual inscreveram o artigo, “Plataforma SAC Digital – uma jornada inteligente e sustentável do Governo para o cidadão baiano”. O trabalho é um short paper e foi selecionado pela comissão de avaliação técnica do Icegov, na categoria de Indústria e Serviço Público, concorrendo com academias e profissionais do mundo todo, além de ser publicado na plataforma internacional do Icegov (ACM Digital Library).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A apresentação em plenária, conduzida por Katia Argolo, trouxe as características da plataforma, sua evolução, seus diferenciais e, principalmente, os benefícios oferecidos aos cidadãos baianos, através da prestação de serviços públicos online, cada vez mais ágeis, personalizados e seguros. “ Estar no Congresso Icegov 2023 é como viajar o mundo todo, sem sair do lugar, conhecendo as principais pesquisas, discussões e cases no contexto de governança eletrônica, tendo a oportunidade de conversar de perto com especialistas nos diversos aspectos do tema. Experiência sensacional! ”, declarou Katia Argolo.

A governança digital já é uma pauta prioritária dos governos de todo o mundo e, na esteira dessa discussão, o Icegov 2023 trouxe debates enriquecedores acerca de novas tecnologias que trazem mais agilidade e segurança para o fluxo dos processos governamentais dos serviços públicos prestados à população.

“Esse congresso reúne grandes líderes e especialistas da área de governança digital e só vem agregar experiências ao que nós, do Governo da Bahia, já estamos oferecendo à população. Na verdade, a plataforma leva o Governo para a casa do cidadão. A partir da identificação do perfil e das necessidades dos cidadãos, já evoluímos muito na prestação dos serviços públicos aqui no Estado, e isso vem auxiliando na concepção de políticas públicas mais eficientes e sincronizadas com os processos de governo. A governança eletrônica chega para auxiliar na coordenação de investimentos, definição de prioridades e de rumos, através de ações alinhadas de tecnologia”, declara José Rebouças, diretor-executivo da Prodeb.

A plataforma SAC Digital

Em funcionamento desde 2018, o SAC Digital – plataforma interativa que presta informações e disponibiliza serviços de forma online, num único lugar, vem aproximando os cidadãos do governo do Estado. A solução possibilita que o cidadão, através de seus dados já registrados nas bases dos órgãos públicos, tenha acesso aos serviços conforme as características do seu perfil, de forma personalizada.

Disponível através do portal web, dispositivos mobiles e chatbot, o SuperApp possibilita a criação de um ambiente interativo, podendo, inclusive, relacionar serviços entre si para oferecer uma melhor experiência aos usuários. Do ponto de vista do cidadão, a plataforma oferece um modelo de relacionamento que aproxima o governo da população. Pelo lado do Estado, o SAC Digital possibilita a criação de um perfil do cidadão baiano, para que o governo possa direcionar políticas públicas e programas de intervenção às necessidades da população de forma mais objetiva.

Para acessar suas informações ou realizar um serviço, o cidadão faz um único acesso e já é identificado, de forma padronizada, com os seus processos de atendimento. Ele é tratado de forma segmentada e proativa, já integrado ao Gov.Br (para autenticação alternativa e qualificação de serviços), e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais brasileira (LGPD).

Concebida pela Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb) em parceria com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), a plataforma alcançou neste mês de setembro a marca de 4.896.722 de cidadãos cadastrados e já reúne 539 de serviços digitais oferecidos por diversos órgãos públicos estaduais e outros da esfera federal. Contabiliza mais de 6 milhões de downloads (Android e IOS), mais de 14.197.324 de atendimentos, sendo 91% por celular, 8,7% via computador, 0,3% por tablet e também 752.943.314 visualizações de página. Numa pesquisa recente, realizada entre os cidadãos que utilizam o serviço, a plataforma alcançou a nota 4,7, numa escala até 5.

Fonte: Ascom/Prodeb