Vitor Rocha - tênis
Foto: Divulgação/Sudesb

Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Bahia Juniors Cup um dos três maiores torneios da modalidade da América Latina nessa categoria, está acontecendo até este sábado (4), no Clube Bahiano de Tênis, na Graça. A 38ª edição do torneio internacional infanto juvenil baiano reúne cerca de 350 tenistas de diversos estados brasileiros e de sete países, tornando-se importante celeiro de revelação de novos talentos.

As partidas acontecem ao longo do dia, iniciando sempre às 8h, sendo esta a edição com maior número de inscritos. A competição está dividida nas categorias sub-18, válido pelo ranking internacional juvenil, sub-16 e sub-14, ambos valendo pontos no ranking sul-americano da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), além do sub-12 no ranking nacional G1 da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O Bahia Juniors Cup também já teve na sua história a presença de grandes tenistas do país, como Gustavo Kuerten, Marcelo Melo, Fernando Meligeni e Teliana Pereira, além de campeões juvenis de Grand Slams (maiores torneios de tênis do circuito mundial), como Thiago Wild, João Fonseca e o argentino Sebastian Baez. Guga, o principal tenista homem da história do Brasil, inclusive, conquistou o título em 1993 contra o baiano Eduardo Catharino, atual presidente da Federação Bahiana de Tênis (FBT) e diretor do evento. Ele destaca a relevância internacional que o torneio adquiriu ao longo dos anos.

“Desde que voltou para Salvador, em 2011, é um torneio consolidado internacionalmente e visto como um grande trampolim, com essa característica de experiência e referência para todos os tenistas baianos se espelharem em como estão os principais tenistas do Brasil e da América do Sul. Sem o apoio e confiança depositava pela Sudesb na FBT, tenha certeza de que não teríamos esse brilho e grandiosidade”, afirma Eduardo.

Tenistas baianos

O presidente da FBT lembra que outros baianos fizeram e buscam fazer sucesso no evento internacional, inclusive com o apoio do programa de incentivo do Governo do Estado, FazAtleta, parceiro dos principais tenistas. Dentre eles, Natan Rodrigues, que atualmente disputa o circuito universitário dos Estados Unidos, foi campeão da principal categoria, de 18 anos. No entanto, outros tenistas seguem em solos brasileiros, preparando-se para uma possível carreira profissional, como Victor Rocha e Felipe Argolo, que se consagraram, respectivamente, vice-campeão na categoria de 16 anos e campeão na categoria de 12 anos em 2022.

Já a tenista Luana Paiva, que nesta edição disputa o sub-18, é uma das favoritas em levantar o troféu novamente. Em 2021, ela conquistou o primeiro lugar na categoria sub-16, em 2021. “Minhas expectativas estão bem altas, pois é um torneio grande e importante para pontuação, além de ser aqui em Salvador? Estou muito animada de poder jogar em casa com minha família e amigos me apoiando! Venho me preparando, treinando bem e espero aproveitar ao máximo o torneio”, afirma Luana.

A safra de tenistas baianas segue sendo esperança de bons resultados, com Gabriela Bettoni, Gabriela Ballalai e Karoline Oliveira, todas apoiadas pelo FazAtleta. “Queria agradecer à Federação e à Sudesb que mantém esse torneio todo ano em casa. Venho me preparando bem e tenho expectativas altas”, comenta Bettoni, que está na busca do título de 14 anos, mesmo tendo apenas 12 anos.

Outros baianos chegam com chances de surpreender, como Enrico Liotti, que venceu a primeira rodada nesta segunda-feira na categoria sub-16. “Foi um jogo muito difícil. Mas, acabei ganhando. Queria agradecer ao programa FazAtleta. Está sendo um evento muito bom aqui. Espero que na próxima partida faça um grande jogo”. Já Gabriel Godoy, Enrico Figueiredo, João Carqueja, Felipe Badaró e Bernardo Belitardo completam a lista dos atletas que representam a Bahia, com apoio do Governo do Estado, na competição internacional.

Fonte: Ascom/Sudesb