CoopCaatinga deve fortalecer a produção e renda de grupos produtivos do território Piemonte Norte do Itapicuru
Foto: Divulgação/CAR

A Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Semiárido Baiano (CoopCaatinga) é a nova aposta para o fortalecimento da produção, geração de renda e organização dos grupos produtivos do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru. A iniciativa envolve 66 cooperados (as) e cerca de 165 agricultores e agricultoras, indiretamente.

Fundada durante a Assembleia, que aconteceu no último dia 26/10, no município de Senhor do Bonfim, a nova Cooperativa tem como base grupos produtivos beneficiados pelo Pró-Semiárido. Ao todo são 12 grupos, dos quais nove estão envolvidos no Projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) por meio da Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (Cactus) organização conveniada.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A criação da CoopCaatinga é fruto do esforço da Cactus, organização que há 25 anos trabalha com assessoramento técnico com base agroecológica na região. Segundo o coordenador local do Pró-Semiárido no município de Senhor do Bonfim, Nelson Santana, será um grande avanço para os grupos produtivos, nesse momento em que o Projeto está em fase de consolidação, e deve fomentar a comercialização, articulação, formação e gestão dos empreendimentos da agricultura familiar local.

“A criação da Cooperativa vai facilitar o acesso a mercados institucionais, como PAA e PNAE e a outras instituições públicas que compram da agricultura familiar, mas também para que os produtos entrem no mercado local e regional. A CoopCaatinga já nasce com uma boa articulação com redes como a Montes Sabores, Aresol e Coopersabor. Essa junção fortalece ainda mais o trabalho com o extrativismo do licuri e babaçu e os produtos dos quintais. Essa é uma cooperativa que vem com base social forte e consolidada de organizações, movimentos sociais e agricultores”, destaca Nelson.

No evento, reuniram-se organizações, movimentos sociais, entidades parceiras e os grupos produtivos de cada município. “Essa presença tão significativa pelo número de participantes é mais uma certeza que o primeiro passo foi dado. E a partir de então, é seguir construindo e reafirmando a presença desse coletivo em todos os espaços de encaminhamentos e tomadas de decisão da Cooperativa”, afirmou a coordenação da Cactus em sua página oficial.

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo da Bahia executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Fonte: Ascom/CAR