Mercado do Rio Vermelho recebe chefs e imprensa no lançamento da 8ª edição do Mesa ao Vivo Bahia
Foto: Mário Marques/Ascom SDE

Profissionais da imprensa e chefs da gastronomia baiana conheceram, nessa terça-feira (7), um pouco mais da proposta do Mesa ao Vivo Bahia, evento gastronômico que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro, das 15h às 21h, no Mercado do Rio Vermelho (MRV), conhecido como Ceasinha, equipamento gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Realizada pelo Mundo Mesa, a 8ª edição baiana do evento contará com o apoio da SDE e das secretarias de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Chefs como Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do grupo Origem, e Katrin Vetter e Dante Bassi, do restaurante Manga, já confirmaram presença.

O Secretário da SDE, Angelo Almeida, agradeceu a presença dos chefes e da imprensa baiana e destacou a importância do evento. “Reunimos comunicadores e chefes do nosso estado para apresentar esse grande evento que acontecerá no Mercado do Rio Vermelho, que é um ícone da cultura e gastronomia baiana. Realizar o Mesa ao Vivo aqui é fundamental para celebrar e promover a riqueza da culinária local, fortalecendo a identidade cultural e estimulando o turismo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico da região”, disse.

Link Personalizado

Foto: Mário Marques/Ascom SDE

O gestor também falou sobre a parceria com os demais órgãos do Governo do Estado na realização do evento. “Como o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, reunimos diversos órgãos nesse grande projeto. É uma ação conjunta que vai movimentar a gastronomia, a economia e o turismo no local, além de apresentar às pessoas tudo o que a nossa Ceasinha oferece”, finalizou.

O secretário da SDR, Osni Cardoso, ressaltou a importância da Bahia receber um evento de nível nacional e a utilização dos produtos da agricultura familiar na alta gastronomia. “Temos que parabenizar a proposta do Mesa e todos os envolvidos do Governo do Estado, que vem mostrar que tem muita coisa boa pelo interior, tem vinho, tem comida, tem bebida. Eu vi o licuri aqui, vi, também, o depoimento da chefe do restaurante Manga dizendo que faz pratos com o licuri”, pontuou.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, também destacou um fortalecimento dos produtos do estado: “o tradicional evento Mesa Brasil absorve os produtos da agricultura familiar na alta gastronomia baiana e brasileira. E hoje, aqui, está sendo apresentada uma primeira versão do que, na próxima semana, nós teremos na Ceasinha do Rio Vermelho”.

Chefs

Um dos chefs presentes foi Marcos Lerner, prata da casa. Ele é proprietário da gourmet store Confraria das Ostras, localizada no Mercado. Ele destacou a qualidade dos produtos encontrados no centro comercial. “O evento chama atenção da sociedade que este é um mercado onde você encontra produtos diferenciados. Uma especialidade do nosso empório, em particular, é justamente o conhecimento que eu tenho da gastronomia, que meu cliente não simplesmente busca na prateleira, ele tem a dica do chef, a orientação”, disse.

A chefe Kafe Bassi, do Restaurante Manga, celebrou a edição do evento no MRV e destacou a sua relação com o local. “A gente ficou muito feliz, principalmente por ouvir que vai ser no Ceasinha. A gente, do Manga, vem aqui quase todos os dias, conhece muitos boxes, muitas pessoas que trabalham com a agricultura familiar”, disse. A chefe também falou sobre um dos jantares que será promovido durante a programação do Mesa ao Vivo, que será em seu restaurante. “Na quarta-feira (25), vamos ter o Jantar Magno no Manga. Teremos chefes convidados, vai ser um dia lindo”, concluiu.

Espaço gastronômico

Durante o coquetel, o secretário Angelo Almeida (SDE) anunciou o espaço gastronômico que está sendo construído em parceria com a CAR. No Mesa ao Vivo Bahia, funcionará como uma sala de aula. Depois, o local ficará como legado para o mercado e os permissionários poderão usá-lo para aulas shows e degustações.

Melhor do Mercado

Durante o Mesa, os boxes estarão em funcionamento e vão participar do “Melhor do Mercado”. Durante a ação, os permissionários vão oferecer degustação de produtos nos seus boxes. A ideia é incentivar a circulação de participantes do evento no local, promovendo movimento e oportunizando aos que ainda não conhecem o Ceasinha um tour gastronômico.

Fonte: Ascom/SDE