Foto: Divulgação

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes da rede estadual e participantes do Programa Universidade para Todos (UPT) seguem envolvidos com revisões de conteúdos e rotina de estudos. A segunda etapa do exame acontecerá no próximo domingo (12), com a aplicação das provas de Matemática e de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição do Enem a Bahia ficou em 3º lugar entre os estados que tiveram o maior número de inscrições, com o total de 324.283 candidatos.

Para fortalecer as aprendizagens e a preparação dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado (SEC-BA) segue realizando, até a próxima sexta-feira (10), a partir das 19h, as aulas do UPT com o foco no Enem. Dentre as unidades escolares que estão sediando as aulas, estão os colégios estaduais de Salobrinho, em Ilhéus; de Tempo Integral Adeum Sauer, em Itabuna; Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista; e Dr. Milton Santos, em Jequié; além da Escola Estadual Santa Bernadete, em Amargosa. Já em Salvador, as aulas acontecem nos colégios estaduais Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí; Nelson Mandela, em Periperi; e da Bahia – Central, no bairro de Nazaré.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Edilson da Cruz, 23, que participa das aulas do UPT no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, na capital baiano, falou sobre sua preparação. “Através do UPT, tenho a oportunidade de colocar os meus estudos em dia. Diariamente, reviso os assuntos mais importantes com o auxílio de vídeos pesquisados de acordo com as aulas dadas no projeto”, contou.

Quem também está confiante é Antônio Marcos Lima, 20. “O UPT é bastante importante por intensificar os nossos estudos na preparação do Enem. Eu me sinto mais preparado depois que comecei a participar do projeto e reviso em casa todos os conteúdos das aulas”, comentou o estudante.

Foto: Divulgação

Concentração

Na mesma unidade escolar, os estudantes do 3º ano participaram, nesta quinta-feira (9), de uma palestra sobre o tema “Driblando a ansiedade”, ministrada pela psicóloga do Programa de Valorização e Atenção à Saúde do Professor da SEC, Jaqueline Noronha. “Apresentei três técnicas para combater a ansiedade com o objetivo de trazer a consciência corporal e psicológica para o momento das provas”, informou a profissional.

O estudante Caio Santana, 18, disse que o aprendizado ajuda na concentração: “a técnica de respiração foi a que mais me chamou a atenção e eu percebi que funciona bastante, pois ajuda a nos acalmar”.

Mais ações

A SEC também vem realizando uma ação de acolhimento e motivação com os estudantes. No próximo domingo, as equipes estarão no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no Imbuí, e no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras. A logística de transporte também foi reforçada com a novidade da gratuidade do acesso ao metrô. Para isso, basta que o estudante apresente o cartão de inscrição da prova e documento com foto.

Já no interior do Estado, as prefeituras das cidades que não sediam o Enem estão disponibilizando ônibus gratuito, em parceria com a SEC, para o deslocamento dos candidatos até as cidades próximas que estão aplicando o exame. A iniciativa também conta com a entrega de lanches para os estudantes.

Fonte: Ascom/SEC-BA