Foto: Ulgo Oliveira / Seinfra

O Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, passou a contar, a partir deste sábado (16), com novas luminárias de LED (Diodo Emissor de Luz) ao longo das vias. Foram investidos R$ 6,8 milhões, através do Programa de Eficiência Energética, que contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com a Neoenergia Coelba e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O aporte do Estado foi de R$ 2,1 milhões, e a expectativa de economia anual de energia elétrica é de 880 Megawatt-hora (MWh).

“O CAB é um conjunto arquitetônico que data do início da década de 70 e o parque de iluminação pública também remonta dessa época. O consumo de energia, a partir do sistema anterior, a vapor de sódio, necessitava de uma potência mais elevada. Com essa modernização, a partir do sistema Led, se torna mais eficiente e, evidentemente, mais econômico”, afirmou o superintendente de Energia e Comunicação da Seinfra, Celso Rodrigues.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ulgo Oliveira / Seinfra

De acordo com o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, 400 postes deram lugar a 960 luminárias com lâmpadas em LED. “O primeiro ponto de um projeto de eficiência energética é a sustentabilidade. Quando a gente tem lâmpadas mais eficientes, a gente também preserva o meio ambiente. O segundo é proporcionar iluminação com uma tecnologia mais moderna e mais adequada. Essa é uma parceria exitosa, com ganho para o Estado, a cidade e a população”, afirmou Guth. 

Foto: Ulgo Oliveira / Seinfra

Para marcar a eficientização do parque de luminárias do complexo público, a Neoenergia Coelba realizou a 1ª Neoenergia Night Run Salvador, que traz a experiência da corrida noturna e contou com dois percursos, 5 km e 10 km, no CAB. Durante a entrega dos kits de corrida, os participantes contribuíram com alimentos não perecíveis que serão destinados ao Programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.

Repórter David Mendes/GOVBA