Ferramenta para pequenos agricultores usa sensoriamento para mapear plantação
Foto: Divulgação/Secti

Uma pesquisa realizada pela startup baiana IoT+ desenvolve ferramenta para pequenos agricultores utilizando tecnologia de baixo custo. O dispositivo, criado pelo engenheiro eletricista Adalício Neto, CEO da empresa, juntamente com sua equipe, é capaz de fornecer resultados de monitoramento do solo, como medição do índice pluviométrico, aferimento da temperatura e umidade em tempo real.

Segundo Neto, eles colhem as especificações características daquele solo e transformam em dados, através da digitalização das informações em uma rede IoT (rede coletiva de dispositivos conectados a uma tecnologia). Após essa etapa, é possível fazer o trabalho de monitoramento e melhoramento das plantações, criando um histórico para análise e aplicação de melhorias no local.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“É a partir disso que a gente consegue melhorar o cultivo, conhecendo melhor o seu solo e sua plantação”, destaca o CEO. “Imagina que o solo esteja retendo pouca umidade, você realiza a irrigação, mas, através dos dados, percebe que aquela umidade não está aguentando muito tempo. Antes de partir para o próximo estágio, a adubagem, com base nas informações coletadas, é possível ver se é mais viável melhorar o aspecto daquele terreno, compactando o solo ou fazendo um plantio para poder cultivar raiz e mudar aquela característica”, complementa.

O dispositivo também é capaz de cruzar as informações e disponibilizar as comparações das safras anteriores, verificando se houve algum problema e quais eram as características naquele período, de forma a rastrear quais resultados foram positivos ou negativos. Atualmente, o grupo formado por Deivid Alcântara, Viviane Ferreira, Yasmin Santos, Samuel Almeida, Alan Cabussu, André Luiz e Adalício Netto, conta com diversos parceiros que foram aliados durante a pesquisa, como o AMB9, que, atualmente, tem apoiado a empresa na organização para avançar dentro do segmento e começar a atender em larga escala.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secti