A Bahia registrou, de 1º de janeiro a 17 de fevereiro de 2024, 8.674 casos de Dengue, um incremento de 21,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Atualmente, a Bahia tem 38 municípios em epidemia e o registro de três óbitos confirmados, sendo dois residentes de Jacaraci e um de Piripá.

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, estão sendo intensificados mutirões de limpeza em diversas cidades. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) também tem autorizado a utilização do chamado “fumacê” onde há necessidade.

Desde que foi identificado um aumento do número de casos da doença no estado, o governador Jerônimo Rodrigues manteve reuniões com a ministra da saúde, Nísia Trindade, e com diversos prefeitos e prefeitas, para elaboração de um plano de enfretamento à dengue. Jerônimo lembra que “todo mundo pode fazer a sua parte” para eliminar os focos do mosquito transmissor.