Foto: Divulgação

Após o sucesso de Como ser um educador antirracista, a pesquisadora, escritora e ativista Bárbara Carine lançou seu novo livro, Querido estudante negro, na noite desta quinta-feira (22), na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O evento contou com um bate-papo e sessão de autógrafos.

Em Querido estudante negro, livro lançado pela editora planeta, em formato de cartas fictícias, a autora dialoga com os estudantes negros, independente das condições financeiras ou sociais, ao compartilhar as experiências que viveu. Com mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, a intelectual convida a mergulhar na complexidade da formação de subjetividades negras nesta obra.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

De forma sútil e potente ao mesmo tempo, Bárbara tece uma crítica social sobre o classicismo e o racismo.

“Estou na BCEB, esse espaço político tão importante não só para a Bahia, mas para todo Brasil, para lançar meu novo livro, que trata um pouco da trajetória de estudantes negros nos espaços de educação formal, tanto a escola básica, como superior, e falar um pouco dos atravessamentos nessa residência de estudantes negros e negras que são muitas vezes transportados por experiências racistas nesses espaços educacionais, o que acaba se tornando não lugares de educação, acabam se tornando polos de evasão escolar educacional, de não pertencimento. A ideia do livro é discutir um pouco sobre essas vivências”, explicou a escritora.

O Diretor-Geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, falou sobre os lançamentos nas bibliotecas.

“Ao longo do período nossas bibliotecas têm cumprido esse papel de atender autoras e autoras no lançamento dos seus livros, importantes obras que reforçam o nosso catálogo. E é importante que esses lançamentos sejam feitos em bibliotecas públicas do nosso Sistema Estadual, para que possamos fomentar e garantir que cada vez mais, o público esteja nesses espaços e aproveitem esse momento de contato e de diálogo com os autores, num ambiente tão propício como as bibliotecas públicas”, enfatizou.

Lançamentos na BCEB

No sábado (24/02), a Biblioteca Central do Estado da Bahia recebe o lançamento do livro ‘O caminhar de um olhar inquieto’, do autor Gustavo Machado. O evento acontece das 10h às 13h.

Fonte: Ascom/FPC