De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ao todo, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. São 29.982 casos prováveis até o dia 2 de março de 2024, marcando um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A nona morte causada pela Dengue no estado em 2024 foi confirmada pela Câmara Técnica da Sesab nesta terça-feira (5). A vítima morava em Vitória da Conquista e é o segundo óbito ocorrido no município do Sudoeste baiano neste ano. Os outros sete óbitos registrados aconteceram em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, lamentou o registro de mais uma morte pela doença e destacou que o Governo do Estado tem realizado investimentos em iniciativas para conter o aumento do número de casos. Estão sendo feitos mutirões de limpeza, aquisição de novos carros fumacê, o uso de drones para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, a distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias e o fortalecimento dos estoques da assistência farmacêutica estadual.