Joaquim de Almeida - Foto: Divulgação

Duas grandes atrações esportivas estão programadas para acontecer, neste final de semana, em Salvador e em Feira de Santana, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). No sábado (16), a capital baiana recebe o Meeting Paralímpico, competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro que vai reunir cerca de 200 atletas de dez municípios baianos, nas modalidades de natação, tiro com arco, bocha e natação.

Já na Princesinha do Sertão, a semana tem sido bastante movimentada com a realização do Sudesb Open de tênis masculino. A competição no piso rápido começou no último dia 11 de março e segue até domingo (17), na academia Smash. O evento reúne atletas de 12 países (Brasil, Tunísia, Cazaquistão, Zimbábue, Alemanha, EUA, Chile, França, Colômbia, Peru, Paraguai e Argentina).   

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A segunda etapa do Circuito Banco BRB/Engie Sudesb Open de Tênis Profissional é o primeiro evento de tênis do circuito mundial masculino. Conta com pontos no ranking da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.

Saiba mais 

O cabeça de chave 1 no momento é o tunisiano Aziz Dougaz, seguido pelo cazaque Dmitry Popko, o zimbabuano Benjamin Lock e o alemão Louis Wessels. Os brasileiros também estarão entre os favoritos, com Mateus Alves, Eduardo Ribeiro, os experientes Daniel Dutra Silva e José Pereira.

Arremesso de peso – Foto: Divulgação

Meeting Paralímpico

Acontecendo pela primeira vez na Bahia, o Meeting Paralímpico ocorrerá na Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô, e na Vila da Polícia Militar, no bairro do Bonfim, ambos em Salvador. Este último será o local onde acontecerá a abertura oficial, a partir das 7h30 de sábado.

As provas disputadas na capital baiana serão Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e dos Intercentros (competição entre alunos do projeto Centros de Referência do CPB). Para realização da atividade no estado baiano, o CPB conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que disponibilizou o transporte, hospedagem e alimentação para toda a delegação do interior do estado. Além disso, para todos os inscritos, ofereceu uniformes e equipe de apoio (profissionais especialistas no paradesporto, fisioterapeutas, áudios descritores e monitores).

Verão Costa Costa 

Depois de passar por Prado, Arraial D’Ajuda e Ilhéus, o projeto Verão Costa a Costa chega a Valença, na Costa do Dendê, com programação de quinta-feira (14/03) a domingo (17/03), na praia de Guaibim. Com o objetivo de incentivar a prática esportiva, o projeto leva clínicas esportivas e competições em diferentes modalidades, atividades de lazer e entretenimento.

Em Valença, as modalidades oferecidas são futvôlei, beach soccer, futmesa, vôlei de praia e beach tennis, além de apresentação de karatê. Na quinta e sexta-feira (14 e 15/03), estudantes da rede pública vão participar das clínicas esportivas, oficinas em que são ensinados os fundamentos de cada esporte, possibilitando um primeiro contato dos jovens com cada modalidade. No sábado e domingo (15 e 16/03) os atletas disputam as competições, com exceção do futmesa, apenas recreativo.

Centro de Boxe e Artes Marciais – Foto: Divulgação

Kickingboxing 

Também neste sábado (16), a partir das 16h, acontecerá o Salvador Open Kickboxing, Muaythai e MMA, evento misto de lutas, que será realizado no Centro de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, localizado no Largo de Roma, em Salvador. A competição é promovida pela Federação de Kickboxing do Estado da Bahia (FKBA), em parceria com a FBJJMMA e FMTT. As lutas acontecerão no ringue e cage de forma simultânea.

Ao todo, 25 lutas e 50 atletas estarão representando equipes dos municípios baianos de Juazeiro, Madre de Deus, Candeias, Camaçari, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Região Metropolitana de Salvador. Os atletas irão competir nas modalidades de kickboxing, de muaythai tracional e de MMA.

Fonte: Ascom/Sudesb