Agricultores familiares de Itiúba recebem capacitação e aprimoram a produção de doces
Foto: Hélio Alves/CAR

Agricultores e agricultoras familiares da Associação Agro Pastoril da Comunidade de Bom Despacho, localizada no município de Itiúba, deram um passo significativo rumo ao aprimoramento de suas atividades produtivas, nesta semana. Por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi realizada uma capacitação com o intuito de ampliar as habilidades da comunidade na produção de novas variedades de doces, especialmente utilizando o umbu, principal cultivo local.

Essa iniciativa está integrada a um projeto mais amplo, que inclui a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Frutas da comunidade, executada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo é não apenas aprimorar as técnicas de produção, mas também abrir novas perspectivas de mercado para os produtos da agricultura familiar.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Hélio Alves/CAR

O presidente da Associação, Fermino Antônio da Silva, destacou o impacto positivo que essas ações têm na comunidade, fornecendo oportunidades de geração de renda e trabalho para os produtores locais. “Agradecemos ao Governo do Estado pelo apoio contínuo aos agricultores familiares”, enfatizou.

Durante a capacitação, foram ministradas aulas sobre diversas receitas inovadoras, como doces de umbu, goiaba, umbu com leite, banana de corte e combinações únicas, como umbu com banana e umbu com doce de leite. Essas novas técnicas e produtos representam uma oportunidade de diversificação e valorização dos produtos da região.

Foto: Hélio Alves/CAR

A Unidade Simplificada de Doce de Umbu, aliada às capacitações oferecidas, promete impulsionar a produção e a comercialização dos agricultores familiares, contribuindo para a geração de emprego e renda e para o fortalecimento da economia local.

Fonte: Ascom/CAR