Visitantes aprovam pesquisa turística da Setur-BA na Micareta de Feira
Foto: Wannesca Sena/Setur

Perfil do turista, avaliação dos serviços oferecidos ao visitante e impacto da festa na economia do município.  Os dados estão sendo levantados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em pesquisa realizada durante a Micareta de Feira de Santana, considerada a capital da zona turística Caminhos do Sertão. A festa tem o apoio do Governo da Bahia, envolvendo ações de diversas secretarias. Até sábado ( 20), terceiro dia da festa, mais de 500 mil foliões foram registrados pelo sistema de reconhecimento facial, usado pela Secretaria de Segurança Pública ( SSP).

No circuito Maneca Ferreira, equipes da Setur-BA abordam turistas para saber sua origem, renda e hábitos na viagem. Os pesquisadores também coletam a avaliação sobre os equipamentos e serviços turísticos oferecidos aos visitantes na micareta.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Essa pesquisa é fundamental, pois mostra uma atenção especial com os turistas que participam da festa. Estou acostumado ao Carnaval de Salvador e acho que esse trabalho pode ajudar a aprimorar mais os serviços da Micareta de Feira”, elogiou o enfermeiro Jeferson Santos, morador da capital baiana.

“Gostei bastante da infraestrutura da festa, e essa pesquisa vai colaborar ainda mais para o fortalecimento dessa micareta, que já é um sucesso. Como turista, fiquei satisfeito com a forma como fui abordado”,  completou Danilo Mota, proprietário de um atelier de moda afro em Muritiba, no Recôncavo baiano.

“Achei muito importante essa iniciativa do Governo da Bahia, no sentido de avaliar a receptividade, que é a essência do povo baiano. Gostei da abordagem feita pelos pesquisadores, com um questionário bem completo”, reforçou o farmacêutico Welinton Scharlane, de Pernambuco.

Gerente de um hotel em Feira de Santana, Ana Priscila Matos avalia que a pesquisa servirá de balizamento para que os meios de hospedagem da cidade melhorem os serviços. “Acredito que esse levantamento vai nos ajudar na melhoria da qualidade no atendimento aos visitantes e na própria organização da festa. Quando você ouve a opinião das pessoas, você passa a saber o que pode ser melhorado”.

De acordo com o diretor de Planejamento Turístico da Setur-BA, Fernando Miranda, “os dados da pesquisa irão projetar de que forma a micareta contribui para o incremento da economia municipal, além de servir para que o Governo do Estado planeje futuras ações no turismo, durante a festa”.

Fonte: Ascom/Setur