Um dos pontos centrais de tomadas de decisão do bloco de países, a sede da União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica, recebeu, nesta quarta-feira (15), o conjunto de governadores do Nordeste em missão no continente. Os chefes do executivo e outros representantes desses estados trataram com empresários sobre alternativas para ampliar cooperações e investimentos, principalmente na área de transição energética.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e os demais governadores foram recebidos por um comissário responsável pelo Pacto Verde Europeu, iniciativa que pretende reduzir radicalmente as emissões poluidoras e que tem como meta neutralizar essas emissões até o ano de 2050. Além das colaborações e empreendimentos com empresas europeias já em andamento nos estados brasileiros, a agenda abre caminho para novos investimentos.

Antes da visita à sede da União Europeia, a missão nordestina esteve no Palácio d’Egmont, também em Bruxelas, onde se reuniu com integrantes do governo belga e com a princesa Astrid. Ela, além de compor a família real do país, é coordenadora de missões empresariais belgas. Diante das autoridades estrangeiras, Jerônimo destacou o restabelecimento da confiança jurídica, econômica e política do Brasil.