Arquivo Público da Bahia - Foto: Carol Garcia/GOVBA

O Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA) realizará, nos dias 23 e 24 de maio, das 14h às 17h, um curso de treinamento sobre elaboração de plano de classificação e tabela de temporalidade de documentos, voltado aos servidores da própria instituição e, também, para público externo. Os interessados podem se inscrever no local.

O curso será ministrado pela coordenadora de Gestão Documental do Apeb, Adriana Souza Silva, e terá carga horária de 6 horas. Para a instituição e demais repartições públicas ou privadas, a elaboração e aplicação de planos de classificação e tabelas de temporalidade de documentos são cruciais para garantir a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão de seus registros sejam em formato físico (papel) ou digital. Tais instrumentos ajudam a reduzir a desordem documental, minimizar riscos de perda ou extravio de informações, assegurar o acesso rápido e preciso à documentação quando necessário, e cumprir obrigações legais e regulamentares relacionadas à gestão de documentos.

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Os planos de classificação e tabelas de temporalidade de documentos são ferramentas arquivísticas fundamentais na gestão de documentos de uma instituição pública. O plano de classificação organiza e hierarquiza os documentos de acordo com a natureza e função, facilitando a localização, recuperação e preservação a longo prazo. Já a tabela de temporalidade estabelece os prazos de guarda dos documentos, indicando quando podem ser descartados ou transferidos para arquivo permanente.

Fonte: Ascom/FPC