Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB)
Foto: Carla Ornelas/GOVBA

O Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-Ba), em parceria com o Modus Scribendi, Grupo de Pesquisas Paleográficas, Filológicas e Históricas (CNPq/UFBa), realiza curso de treinamento para a plataforma Transkribus, no dia 3 de junho, das 14 às 17h, na sede do Apeb. O treinamento será ministrado pelas professoras Ddoutoras Alicia Duha Lose (Ufba) e Livia Borges Souza Magalhães (Seeb).

A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do e-mail atendimento.apeb@fpc.ba.gov.br. O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, destaca que o treinamento faz parte de um programa de modernização dos serviços do APEB.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Esse treinamento é mais uma iniciativa da FPC no intuito de modernizar e democratizar o acesso da sociedade aos nossos serviços. Essa é uma ação de suma importância desenvolvida pelo Arquivo Público do Estado da Bahia, em parceria com a Ufba. É através dessas parcerias e cooperações que nós conseguimos avançar na entrega e qualificação dos nossos serviços”, ressalta.

O curso é voltado para profissionais e estudantes interessados em aprimorar suas habilidades na transcrição de documentos históricos utilizando a plataforma Transkribus. Durante o curso, a plataforma será apresentada através de uma introdução cobrindo desde a configuração inicial até as técnicas de transcrição e análise, além de aplicações práticas em pesquisas paleográficas e na rotina de instituições arquivisticas.

O que é a Plataforma Transkribus?

Transkribus é uma plataforma de reconhecimento de texto e imagem, projetada especificamente para a transcrição e análise de documentos históricos. Desenvolvida pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, a plataforma utiliza tecnologias de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e reconhecimento de texto manuscrito (HTR) para facilitar a transcrição de textos antigos, manuscritos e impressos. Usos da Transkribus em Instituições Arquivísticas: Digitalização e Transcrição de Documentos; Indexação e Pesquisa; Preservação Digital; Projetos Colaborativos; Automatização de Processos.

Fonte: Ascom/FPC