FPC dialoga sobre Plano Estadual do Livro e da Leitura com nova componente do Conselho
Foto: Ascom/FPC

Nesta quarta-feira (29), a Fundação Pedro Calmon, por meio da Diretoria de Livro e Leitura, recebeu a nova conselheira, Joyce da Paixão, que assume como titular na coordenação executiva do Conselho Deliberativo do Plano Estadual do Livro e da Leitura (Pell), representando a Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Na oportunidade, representando o diretor da Fundação Pedro Calmon e conselheiro, Vladimir Pinheiro, a diretora de Livro e Leitura e representante da Secretaria de Cultura da Bahia no Conselho, Verônica Nonato, junto a Patrícia Santiago, assessora de Gabinete da FPC e também conselheira, apresentaram ações, planejamento e dialogaram sobre a necessidade de atualização do texto do Plano Estadual do Livro e da Leitura.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/FPC

A diretora Verônica Nonato destacou a necessidade de ampliar os debates do Pell. “É necessário propor e realizarmos reuniões territoriais com representantes da cultura e da educação para fortalecermos os debates e as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito da territorialização da cultura em consonância com a educação, a exemplo das feiras, festas e festivais literários”, ressaltou.

Ainda na reunião, a conselheira Patrícia Santiago pontuou que eixos de trabalho estão sendo debatidos e que precisam ser intensificados para contribuir na atualização do texto do Plano Estadual do Livro e da Leitura. “O texto do Pell contempla a política pública de fomento ao livro e leitura de forma ampla, mas nós precisamos fazer esse movimento de atualização, levando em consideração a nossa atuação numa sociedade pós-pandemia e o crescimento exponencial das nossas ações, a exemplo das festas literárias”, enfatizou.

A nova conselheira, Joyce da Paixão, falou sobre a expectativa no Conselho. “É através desses diálogos sobre a importância de levar o PELL paras nossas unidades escolares, para as feiras, festas e festivais literários, ainda mais na dimensão que essa política vai tomar agora, que nós poderemos evoluir e fomentar o livro e leitura para nossas meninas e meninos. A expectativa é positiva para que com a experiência de todos do Conselho que já vem há muito tempo se debruçando sobre o Pell, possamos desenvolver um bom trabalho conjuntamente”, finalizou.

Pell

O Conselho Deliberativo do Plano Estadual do Livro e da Leitura (Pell) está composto por 24 (vinte e quatro) representantes, sendo eles: 02 (dois) da Secretaria de Cultura; 02 (dois) da Secretaria da Educação; 02 (dois) de organizações da sociedade civil com atuação na cadeia produtiva do livro; 01 (um) da Câmara Baiana do Livro; 01 (um) da Academia de Letras da Bahia; 01 (um) de cada uma das instituições públicas de ensino superior sediadas no Estado da Bahia (Ufba e Uneb); 01 (um) do Órgão Municipal de Educação; 01 (um) do Órgão Municipal de Cultura e seus respectivos suplentes.

Fonte: Ascom/FPC