SEI e Fundação Aleixo Belov celebram parceria para dimensionar o potencial econômico do mar na Bahia
Fotos: Jean Vagner- Ascom/SEI

Uma cooperação técnica inovadora foi celebrada na noite de ontem, quarta-feira (24/07), entre a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Fundação Aleixo Belov (FAB), na sede do Museu do Mar, em Salvador. O acordo de cooperação técnica assinado pelos dirigentes das instituições promete impulsionar os estudos sobre o potencial econômico marítimo da Bahia, abrangendo atividades como pesca, aquicultura, turismo costeiro e náutico, transporte marítimo, construção naval, exploração de petróleo e gás offshore, energia renovável marinha e biotecnologia marinha, entre outras.

“Esses setores contribuem para a geração de emprego e renda e devem ser avaliados no contexto do desenvolvimento sustentável da Bahia, estado que se caracteriza pelas comunidades que vivem do mar, como as marisqueiras e pescadores, que convivem com grandes players da economia. Essa configuração despertou o interesse de gerar informações mais precisas sobre a complexidade desta economia para oferecer ao Estado melhores condições e orientar suas políticas públicas. Identificamos na Fundação Aleixo Belov uma estrutura organizada e capaz de auxiliar a SEI no desenvolvimento de estudos direcionadores”, disse o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Fotos: Jean Vagner- Ascom/SEI

Os frutos imediatos dessa parceria incluem a publicação, em um prazo de seis meses, do livro “Potenciais da Economia do Mar”, da publicação Série Estudos e Pesquisas (SEP), da SEI. O livro irá apresentar artigos, entrevistas e estudos iniciais. A cooperação culminará com a publicação do Atlas do Mar da Capital da Amazônia Azul, previsto para ser concluído em 2026.

O Atlas do Mar será uma ferramenta inédita para mapear os recursos marítimos do estado, começando por Salvador e a Baía de Todos os Santos. “O atlas vai proporcionar informações detalhadas sobre as características geoambientais e socioeconômicas da região. Demandará um trabalho detalhado, incluindo o diagnóstico, coleta de informações e o trabalho de campo. Esperamos fazer o material mais completo possível no prazo de dois anos”, relatou a oceanógrafa da Fundação Aleixo Belov Larissa Nabuco.

Fotos: Jean Vagner- Ascom/SEI

Na noite, o ator Jackson Costa prestou uma homenagem ao velejador Aleixo Belov, que encerrou o evento afirmando que “a assinatura deste acordo de cooperação é motivo de celebração para nós, que sempre temos discutido a importância dos estudos e pesquisas sobre a economia do mar. Entendemos que a Baía de Todos os Santos e toda a costa da Bahia tem um potencial imenso para gerar emprego e renda com sustentabilidade”.

O evento foi prestigiado por especialistas, gestores públicos e representantes de empresas privadas. Entre os presentes estiveram o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado, André Joazeiro, representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Autoridade Portuária da Bahia – CODEBA, Marinha do Brasil, Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR), Associação Náutica da Bahia (ANB), Associação de Mulheres do Mar (AMMAR), Associação Comercial da Bahia (ACB), Defesa Civil, Senai Cimatec e Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil).

Fonte: Ascom/SEI