Implantação do setor de voluntariado marca nova era no Hospital Materno-Infantil de Ilhéus
Foto:Divulgação-Ascom/ Saeb

“Os voluntários são a extensão do nosso cuidado, trazendo uma nova dimensão de humanização ao atendimento hospitalar,” compartilha Domilene Costa, diretora geral do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em uma iniciativa que fará parte da história do município de Ilhéus, situado no sul da Bahia. As tratativas para implantação do setor de voluntariado ocorreram entre os dias 29 e 31 de julho, com a capacitação dos colaboradores da unidade através da atuação do ‘Programa Bahia. Estado Voluntário’. No primeiro dia de reunião, representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e de Policlínicas também se fizeram presente no evento.

O professor universitário, Emerson Lucena, da Uesc, foi um dos participantes. “Foi muito importante estar aqui aprendendo um pouco mais a respeito desse programa que incentiva a cultura do voluntariado. A plataforma dá uma segurança a quem quer ajudar e a quem precisa de ajuda”, concluiu. Futuramente, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio contará com o setor físico de voluntariado na unidade. Neste momento, ações sociais já desenvolvidas e novos projetos foram cadastrados na plataforma eletrônica do ‘Programa Bahia. Estado Voluntário’, com o intuito de atrair voluntários.

Foto:Divulgação-Ascom/Saeb

Dentre as ações já realizadas, destaque para: contações de estórias; cirurgias eletivas com participação de profissionais que não são do quadro hospitalar; entrega de muda de plantas para puérperas e mutirões de terapia interativa como aromaterapia; grupos de oração; produção de polvos terapêuticos, e muito mais. Coordenadora do programa estadual, Kátia Camillo reforça a importância deste marco: “Estamos criando uma ponte entre a sociedade e o hospital, permitindo que os voluntários ofereçam suporte essencial às crianças e suas famílias. A presença deles promove a solidariedade e o engajamento em ações sociais”, afirma.

Interiorização do Voluntariado

No dia 31 de julho, uma reunião no auditório da Escola de Tempo Integral Jorge Amado deu continuidade a expansão do Bahia. Estado Voluntário. Este encontro, que reuniu representantes do terceiro setor local e apresentou a plataforma do programa como uma ferramenta de facilitação e apoio a novos projetos sociais e voluntários em potencial. A caravana de interiorização já passou por outras cidades da Bahia, fortalecendo a rede de apoio e promovendo a troca de experiências entre os envolvidos.

Foto:Divulgação-Ascom/Saeb

Conexões através da plataforma ‘Bahia. Estado Voluntário’
A plataforma, acessível pelo endereço www.estadovoluntario.ba.gov.br, funciona como uma rede social conectando perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. Basta um clique, um minuto e uma boa ação para transformar o dia de alguém. Lançado em 2019, o programa alcançou a marca de mais de 23 mil voluntários cadastrados, além de projetos de entidades públicas e privadas.
Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio.

Com dois anos e sete meses de funcionamento, a unidade hospitalar já realizou mais de oito mil partos; mais de 30 mil atendimentos na emergência pediátrica e quase 600 mil exames clínicos, laboratoriais e de imagem. É o único hospital da Bahia habilitado pelo Ministério da Saúde a prestar atendimento especializado aos Povos Originários. O hospital é porta aberta para obstetrícia e regulado para pediatria.

Fonte: Ascom/ Saeb