O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras, vai contar com novo terminal de passageiros, que será construído com recursos de R$ 25 milhões do Governo do Estado, dando mais conforto e segurança para as operações de embarque e desembarque. Nesta quinta-feira (01), o aviso de licitação da obra, a ser realizada através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

O governador Jerônimo Rodrigues explicou que a obra inclui a ampliação e modernização, tanto do terminal de passageiros, quanto do estacionamento que fica em frente ao aeroporto, e que está sendo articulada a ampliação da pista do aeroporto. O terminal de passageiros será construído em uma nova área patrimonial com 2.200 m², aproximadamente quatro vezes maior em relação ao tamanho do atual, que é de 600 m². O espaço terá capacidade de receber até 300 passageiros por hora em horário de pico. A área de embarque terá 272,9 m² e de desembarque terá 222,4 m². Também haverá o aumento do número da oferta de vagas para veículos.

Considerado o equipamento aeroviário mais importante do oeste baiano, o aeroporto em Barreiras tem a quarta maior movimentação total de passageiros entre os aeroportos regionais do estado, e recebeu 86 mil pessoas no ano passado, segundo a Concessionária São Francisco Aeroportos. A próxima etapa da licitação será a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, em 01 de novembro de 2024.