Governo divulga organizações selecionadas para o apoio à Gestão de Agroindústrias Familiares Ativas
Foto:André Frutuôso- Ascom/CAR

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), divulgou o resultado do processo de seleção das Organizações Produtivas que serão contempladas pelo Edital CAR 002/2024, voltado para apoiar a gestão qualificada de agroindústrias familiares ativas. A lista completa das organizações selecionadas/aptas pode ser consultada no site oficial da CAR (www.car.ba.gov.br).

O Edital de Apoio às Agroindústrias Ativas, que é uma das estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar no estado, foi criado com o objetivo de promover avanços significativos na produção, produtividade e acesso ao mercado para agroindústrias familiares que se encontram em estágios embrionários ou intermediários de desenvolvimento. Essas organizações, embora possuam uma estrutura básica, ainda enfrentam fragilidades na gestão e têm ações mercadológicas incipientes, necessitando de apoio especializado para se tornarem mais competitivas e sustentáveis.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Acesso à terra amplia e fideliza a base de produção de agroindústria no Baixo Sul
Foto: Ascom/ CAR- SDR

O processo seletivo, realizado por uma comissão especialmente constituída para essa finalidade, selecionou um total de 358 organizações produtivas ativas, sendo 320 organizações, com a melhor pontuação, a receberem o apoio previsto no Edital. Essas organizações foram escolhidas com base em critérios rigorosos de elegibilidade, que levaram em consideração aspectos como a estrutura existente, a capacidade de gestão e o potencial de crescimento.

As organizações selecionadas têm em comum o gerenciamento de agroindústrias familiares de menor porte, que já dão os primeiros passos no mercado, mas que ainda precisam de apoio para uma efetiva consolidação. São organizações que estão começando a se estruturar, mas que ainda carecem de uma gestão mais qualificada para superar desafios e expandir suas operações. A expectativa é que, com o apoio oferecido, essas organizações possam melhorar suas práticas de gestão, aumentar sua produtividade e conquistar novos mercados, elevando, assim, a renda dos agricultores familiares envolvidos e fortalecendo a economia regional.

Quilombo Bananeira dos Pretos, em Antônio Gonçalves, inaugura agroindústria para beneficiamento da cana-de-açúcar
Foto: Aline Queiroz

Homologação Final e Critérios de Documentação
Após a análise dos recursos apresentados pelas Organizações Produtivas contra o resultado preliminar, a Comissão de Seleção homologou o resultado final com as 358 Organizações Produtivas, que estão aptas a firmar o Termo de Colaboração. No entanto, apenas as 320 organizações melhor pontuadas serão inicialmente contempladas. Caso alguma dessas 320 Organizações classificadas não esteja com a documentação e certidões regulares no ato da celebração do Termo de Colaboração, a CAR convocará a organização subsequente, de acordo com a ordem de classificação divulgada. É essencial que as Organizações Produtivas mantenham suas certidões e documentos legais atualizados até o ato da assinatura do Termo de Colaboração, sob pena celebrarem a parceria com a CAR.

Próximo Passos: Cadastro no SEI
Agora, com o resultado da seleção em mãos, as organizações produtivas ativas selecionadas deverão proceder ao credenciamento ou à atualização de suas informações no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do Governo do Estado da Bahia, para que possam celebrar o Termo de Colaboração com a CAR, quando convocadas. O período para esse cadastramento ou atualização no SEI será informado brevemente, e o processo é realizado on-line, pelo site do Portal SEI Bahia (http://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/pagina-acesso-externo).

Fonte: Ascom/CAR