Equipes de Feira e Salvador sobem ao pódio em 4 oportunidades na Copa Paraibana de Baleado
Equipes baianas de baleado - Foto: divulgação FBB

O município de Feira de Santana segue sendo a força baiana e nordestina no baleado. A premissa foi confirmada no último domingo (11), durante a Copa Paraibana de Baleado, em Ingá, na Paraíba, quando as equipes de BadBoys (masculina) e BadGirls (feminina) foram os campeões de suas categorias no torneio.

Além delas, as equipes Espartanas (feminina), de Feira de Santana, e Kingsharks (masculina), de Salvador, ficaram com o segundo e o terceiro lugar na classificação geral de suas respectivas categorias. As equipes da Princesa do Sertão, compostas por 42 atletas (27 pelo feminino e 15 no masculino), tiveram transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Link Personalizado

Equipes baianas de baleado – Foto: divulgação FBB

Os campeões dos três primeiros zonais do Campeonato Baiano de Baleado 2024, realizado no final de junho em Feira de Santana com apoio da Sudesb, participaram do torneio paraibano, que faz parte de uma série de eventos reunindo equipes da Bahia, Paraíba e Pernambuco, com organização da Federação de Baleado da Bahia (FBB). O líder da equipe feminina BadGirls, Jonilson Silva, expressou seus sentimentos após ganhar o torneio na Paraíba.

“Eu gostaria de agradecer a cada uma das federações e, principalmente, à Sudesb, por nos ajudar a participar desse evento. Foi muito gratificante representar o estado na competição e poder trazer esse título. Nossa equipe foi capaz de levar o esporte para caminhos que ele nunca esteve e tudo isso só foi possível devido a todo o apoio e colaboração que nos ofereceram”, afirmou ele.

Equipes baianas de baleado – Foto: divulgação FBB

Já o líder da equipe BadBoys, Marcos Antônio Ribeiro, também comentou sobre a experiência, agradecendo ao apoio da autarquia estadual: “participar de competições é o principal objetivo de todos os atletas. Tivemos a honra de participar e, principalmente, celebrar o esporte que tanto amamos que é o baleado na Paraíba, no Interestadual, no qual fomos campeões! A honra se torna maior ainda porque entidades como a Sudesb participam junto conosco. Esse apoio é muito importante e faz com que novos horizontes se abram, nos deixando celebrar nosso esporte por mais lugares”.

Triathlon

Em Aracaju, a etapa sergipana da Copa Nordeste de Triathlon reuniu 350 atletas da região, dentre eles mais de 50 baianos, no último domingo (11). A Sudesb apoiou a participação de uma parte deles, cerca de 30, com a concessão de transporte. O resultado foi com baianos no pódio, para variar. Dentre os que viajaram no ônibus da Sudesb e foram campeões, estiveram Francisco Jorge, que é apoiado pelo programa FazAtleta, na categoria de 45 a 49 anos, e Lisandro Will, na categoria 50 a 54 anos.

Além deles, Rayssa Barbosa foi campeã geral e Rharana Pereira, que já teve apoio do programa do Governo do Estado Bolsa Esporte, ficou no segundo lugar na categoria feminina standard; Maria Cláudia Lyra foi campeã na categoria 50 a 54 anos; Felipe Viana foi 2º lugar no masculino 30 a 34 anos; Pedro Fernadez foi campeão standard masculino 30 a 34 anos; Carlos da Cunha foi 3º colocado no masculino 45 a 49 anos; e Kleber Nascimento ficou com o 2º lugar no masculino 45 a 49 anos.

Leandro (tênis de mesa) – Reprodução: arquivo pessoal

Tênis de Mesa

Já no Norte do país, a Bahia não ficou de fora das grandes disputas. O mesa-tenista Leandro da Costa disputou a 17ª etapa do TMB Challenge, em Manaus, capital do Amazonas no último final de semana, com a concessão de passagens aéreas por meio da Sudesb. Ele chegou entre os oito melhores da categoria absoluto masculino ao perder nas quartas de final, mas celebra o resultado.

“Apesar da minha desclassificação nas quartas de final, foi um resultado importante para me manter numa posição favorável no ranking nacional e chegar como cabeça de chave nas demais etapas do ano. No tênis de mesa, temos algumas categorias consideradas mais importantes como idade e absoluto, que definem os campeões brasileiros do ano”, explica Leandro.

Fonte: Ascom/Sudesb