Ligação aérea de Salvador com Paris repercute na maior feira de turismo da França
Foto: Ascom/SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) segue apoiando e incentivando a participação de estudantes da rede pública em eventos científicos de grande relevância, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Nesta semana, alunos de diferentes colégios estaduais estão apresentando projetos inovadores e demonstrando o potencial da juventude baiana, representando o Estado em duas importantes competições: a 55ª Jornada de Foguetes, que acontece no Rio de Janeiro, e a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), que está sendo realizada em Santa Catarina.

De terça-feira (16) até quinta (19), dois grupos de estudantes participam da 55ª Jornada de Foguetes. O evento é uma oportunidade para eles explorarem os conhecimentos práticos e teóricos na área de Ciências e Tecnologia. Caio Rabelo Marques, Kaio Cardoso Gonçalves e George Arthur Oliveira Pimenta de Matos, orientados pelos professores José Candido da Conceição Junior e Érica Farias de Souza, do Colégio Estadual do Campo de Ibititá, representam o Núcleo Territorial de Educação de Irecê (NTE 1). Já os alunos Ítalo Dórea do Sacramento e Síntia dos Santos Maia, do Colégio Estadual Ademiro Vilas Boas, localizado em São Miguel das Matas, competem representando o Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriçá (NTE 9), sob a orientação do professor Joelson Santana Ribeiro.

Link Personalizado

Foto: Ascom/SEC

Caio Rabelo Marques, estudante do Colégio Estadual do Campo de Ibititá, falou sobre a emoção de competir na jornada. “Participar deste evento está sendo uma sensação única e uma experiência completamente inesquecível. Vai ficar marcado eternamente em nossas vidas. Nunca imaginei chegar tão longe com algo que parecia ser apenas uma brincadeira de colégio. Se não fosse o incentivo da Secretaria da Educação, essa viagem não seria possível. Eu agradeço muito pelo compromisso e pela responsabilidade conosco.”

Além da Jornada de Foguetes, estudantes da rede estadual também estão participando da Febic, que ocorre até 20 de setembro, em Santa Catarina. Os estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, localizado no município de Candiba, apresentam uma série de projetos inovadores, como os nominados “Análise da eficiência do extrato de plantas nativas da Caatinga como larvicida natural” e “Desenvolvimento do Life App”. Este visa garantir a qualidade de vida em saúde física, mental e social. Também se destacam projetos como o “Silenced Flowers”, que aborda os desafios menstruais enfrentados por adolescentes, e “Sabonete natural à base de Melão-de-São Caetano: alternativa no combate à infestação de ectoparasitas em cães”. Os alunos do Colégio Carlos Valadares, em Santa Bárbara, também estão participando do evento.

A vivência dos estudantes baianos em eventos científicos, como a Jornada de Foguetes e a Febic, demonstra o compromisso da Secretaria da Educação do Estado de proporcionar oportunidades que ampliam os horizontes acadêmicos e profissionais dos jovens. Essas iniciativas não só destacam a excelência dos projetos estruturantes desenvolvidos na rede estadual de ensino da Bahia, como também reforçam o papel da educação pública como promotora de inovação e inclusão científica.

Fonte: Ascom/SEC