Inema participa de encontro nacional sobre Regularização Ambiental
Foto: Matheus Lemos-Ascom/Sema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participa, até o dia 20 de setembro, em Brasília, do 1º Encontro da Regularização Ambiental, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O evento, que ocorre no Centro de Convenções Israel Pinheiro, reúne especialistas de órgãos estaduais e da União para o lançamento do Painel Interativo da Regularização Ambiental, além de alinhar estratégias para o avanço na gestão do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

“A regularização ambiental é um dos pilares para a conservação dos nossos recursos naturais e para o desenvolvimento sustentável das atividades rurais. O intercâmbio de experiências e o uso de ferramentas como este novo painel, apresentado pela SFB, são essenciais para o aprimoramento contínuo do nosso Cefir – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, otimizando o uso das informações para o melhor planejamento ambiental”, explicou a diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, que participou da abertura dos trabalhos, na terça-feira (17).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Matheus Lemos- Ascom/Sema


O painel foi desenvolvido para facilitar o acesso a dados sobre a regularização ambiental em todo o território nacional. Dividido em várias seções, ele permite que os usuários visualizem as informações de forma ampla ou segmentada, através de filtros que organizam os dados de acordo com necessidades específicas.

Ao longo do evento, que acontece até a sexta-feira (20), serão apresentadas diferentes perspectivas e modelos de regularização, focando em soluções para a adequação ambiental dos imóveis rurais. A troca de experiências e o uso de novas tecnologias, como o painel interativo, visam apoiar gestores públicos e proprietários rurais na implementação de práticas sustentáveis em suas propriedades.

Foto: Matheus Lemos-Ascom/Sema

De acordo com diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, o cadastro baiano já apresenta mais detalhamentos em comparação ao CAR, sistema federal. “O Cefir está sendo imprescindível para o licenciamento ambiental e à outorga dos recursos hídricos, além de requisito para acesso às linhas de crédito e programas de incentivo à produção agrícola”, explicou.

De natureza declaratória e obrigatória para todos os imóveis rurais, regulamentado no Código Florestal (Lei nº12.651), o CAR/Cefir é totalmente eletrônico e visa a formação de um banco de dados para a utilização no controle, monitoramento e planejamentos ambiental e econômico do estado.

Fonte: Ascom/Sema