Canoagem baiana conquista 1º e 2º lugar no Campeonato Brasileiro da modalidade
Foto: Ascom/Sudesb

Durante cinco dias, mais de 300 provas nas distâncias de 1.000m, 500m e 200m foram disputadas em Lagoa Santa, Minas Gerais, pelo Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2024. O destaque novamente ficou para a canoagem baiana. As equipes de Ubaitaba – Associação Cacaueira de Canoagem, (ACC) – e de Itacaré – Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) – ficaram com, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar no certame nacional.

Com mais de 500 atletas de 54 clubes de todo o Brasil, a Bahia também foi uma das maiores delegações. A presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima, destaca a importância do apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que garantiu o transporte para mais de 180 competidores e membros de delegação das cidades de Camamu, Itacaré, Maraú, São Feliz, Ubaitaba e Ubatã.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/Sudesb

“A Federação está muito contente com todas as conquistas que a canoagem vem tendo. Tudo isso só é possível graças ao Governo do Estado, através da Sudesb e Setre, que vem nos dando todo apoio para fomentar o esporte em todo Estado, contribuído na formação cidadã e na descoberta de novos talentos esportivos. A delegação foi composta por um pouco mais de 150 atletas e 80% dessa delegação era de atletas do Projeto Remando em Águas Baianas”, comenta Camila sobre o projeto da Febac em parceria com a Sudesb.

Resultados

Ao todo, foram 216 medalhas conquistadas (44 ouros, 56 pratas e 116 bronzes) pela Bahia. Com este resultado, o estado soma o seu vigésimo título de campeão nacional. Dentre as pontuações, a ACC somou 1.443 pontos ante aos 916 da equipe de Itacaré. Já o quarto lugar também foi baiano com os 516 pontos da Associação Marauense de Canoagem (AMC), de Maraú.

Foto: Ascom/Sudesb

O campeonato é o terceiro evento da temporada e tem papel decisivo na classificação dos atletas. A pontuação obtida neste campeonato, somada aos resultados das etapas I e II da Copa Brasil, definirá o ranking nacional.

Destaques

Entre os atletas presentes, Mateus Nunes Bastos, que recentemente participou dos Jogos Olímpicos Paris 2024 e também é oriundo do projeto da Sudesb junto à Febac, brilhou em sua participação. Mateus conquistou diversas medalhas, incluindo a prata no C1 200m. “Competi aqui e já conquistei cinco medalhas, no C1 200m fiquei na segunda colocação, mas estou feliz com o resultado deste campeonato”, comentou o atleta.

Também oriundo e membro atual do projeto Remando em Águas Baianas, Alan Júnior, que também integra a Seleção Brasileira de Canoagem no Kaiaque, conquistou dois ouros no K1 menor masculino, nas categorias 1.000m e500m; e três ouros no K2 1000m, 500m e 200m, com seu parceiro Davi Sena, também integrado ao Remando em Águas Baianas.

Foto: Ascom/Sudesb

Outro nome relevante nas conquistas foi a canoísta Ester Ruthe Terencio. Ela foi campeã brasileira na categoria C1 infantil feminino nas distâncias 1000m, 500m e 200m, trazendo três ouros de volta para casa pela ACC. A atleta iniciou na modalidade pelo clube Associação Preserve o Rio de Contas (APRC), fundada em 2017 com intuito de preservação ambiental, preservação do Rio das contas e a prática da modalidade canoagem.


Já o multimedalhista olímpico Isaquías Queiroz não cansa de somar conquistas. Após brilhar na prova dos C1 1.000 m na quinta-feira, 16, o baiano subiu no pódio nas provas dos 200 m e dos 500 m, tanto no C1 quanto no C2, além dos C2 1000 m.

Fonte: Ascom/Sudesb