Queijaria de Casa Nova é o 1º empreendimento familiar da Bahia certificado pelo Constesf para comercializar em todo o Brasil
Foto: Constesf

Na semana em que acontece o 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, a queijaria Casa de Queijo Nia, localizada no sítio Terra Seca, no município de Casa Nova (BA) é a primeira agroindústria familiar a ser certificada pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), por meio da parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (Sisbi-POA). A conquista é fruto da articulação da família junto a diversas instituições e parceiros, a exemplo do Governo da Bahia, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido.

Com a certificação, a unidade que trabalha com o processamento do leite de cabra pode comercializar o queijo, em todo o território nacional. “A CAR foi uma peça muito importante, pois, sem ela, a gente não conseguiria trazer inovações para o nosso empreendimento. Agradecemos pelo reconhecimento, apoio e boas ações que recebemos. Espero que as políticas públicas sejam sempre acessadas pelos pequenos produtores como somos nós, da agricultura familiar”, salienta Regiane Reis, que, junto com o esposo e os filhos, administra a Casa de Queijo Nia.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Constesf

Para apoiar o trabalho da família, a CAR, por meio do Projeto Pró-Semiárido, tem atuado, desde 2016, com a oferta de assistência técnica continuada em parceria com o Serviço de Assistência Socioambiental Campo e Cidade (Sajuc), bem como com a limpeza de aguadas para melhorar a oferta de água e produção de alimentos para os animais. Além disso, com apoio da equipe técnica da empresa, que envolve profissionais das áreas de políticas públicas, contábeis e agrárias, foi possível firmar convênio para adquirir três equipamentos essenciais para adequação da unidade ao Sisbi: analisador de leite, crioscópio e pasteurizador.

“Essa conquista é importante para a agricultura familiar, importante para a caprinocultura e importante para mostrar o quanto as pequenas unidades podem e conseguem acessar selos que antes eram pensados só para grandes empreendimentos. Isso mostra, sobretudo, a importância do trabalho da CAR para a agricultura familiar e pequenas agroindústrias”, destacou o especialista em Caprinocultura do Pró-Semiárido/CAR, Emanoel Amarante.

Foto: Constesf

Além do selo para a comercialização nacional, a Queijaria da Nia está fornecendo, ao longo deste ano, cerca de 600 quilos de queijo para a escola estadual do município, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O empreendimento já recebeu também apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido e conta hoje com outros parceiros, a exemplo do Centro de Economia Solidária (Cesol) Sertão do São Francisco e da Prefeitura Municipal de Casa Nova.

Sobre o 1º Festival do Queijo

Salvador vai se transformar na capital do queijo artesanal, no período de 19 a 21 de setembro, com a primeira edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia. O evento, que acontecerá no Mercado do Rio Vermelho, reunirá mais de 60 produtores, apresentando uma ampla variedade de queijos tradicionais e autorais, feitos com receitas únicas que refletem a diversidade dos biomas baianos. Com shows, degustações, harmonizações e palestras, o festival promete unir tradição, inovação e gastronomia em uma celebração que valoriza a qualidade e autenticidade do queijo baiano, que conta com quase 500 anos de história.

Com a abertura oficial na quinta-feira (19), às 17h, e uma programação que se estende até sábado, das 9h às 21h, o evento irá celebrar uma nova tradição baiana. Além de queijos tradicionais como coalho, requeijão e queijo de cabra, a Bahia se destaca pela inovação em queijos autorais, pois muitos produtores criaram receitas próprias, que refletem a diversidade e a riqueza dos nossos biomas, como a Mata Atlântica, o Agreste, a Caatinga e o Cerrado. 

Pró-Semiárido 

Projeto de desenvolvimento rural executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). 

Fonte: Ascom/CAR