Linha de crédito para cooperativas da agricultura familiar baiana é ampliada durante encontro em Salvador
Foto: equipe Pró-Semiárido

Volta da Serra, única comunidade quilombola do município de Umburanas, vivencia um momento histórico. Na última quarta-feira (18), 65 famílias receberam o certificado do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais para Povos e Comunidades Tradicionais (Cefir-PCT).

A entrega do documento representa um marco na luta pela regularização ambiental e pelo acesso a políticas públicas. O certificado é fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Projeto Pró-Semiárido, e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: equipe Pró-Semiárido

“A conquista do Cefir-PCT é resultado de um processo que envolveu a comunidade e equipe técnica da CAR, representando um passo importante para a garantia dos direitos territoriais e a valorização dos aspectos ambientais e culturais do quilombo”, salientou Jacson Machado, técnico da CAR que atua no Pró-Semiárido.

Com esse documento em mãos, as famílias da comunidade Volta da Serra poderão ter acesso a políticas públicas como a do crédito rural e a programas de desenvolvimento sustentável, entre outras iniciativas governamentais. O Cefir-PCT é um registro eletrônico que detalha as características ambientais do território tradicional quilombola e atende às exigências do Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

Foto: equipe Pró-Semiárido

O Pró-Semiárido é um projeto de desenvolvimento rural executado pela CAR e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Fonte: Ascom/CAR