Fotos: Virlane Carmo

O empenho em melhorar as condições do Ensino Superior público na Bahia vem impulsionado o Governo da Bahia a ampliar o investimento nas universidades estaduais, visando, entre outras ações, transformar a infraestrutura acadêmica, criando espaços mais propícios ao aprendizado e à convivência universitária. Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por exemplo, o impacto do investimento já pode ser sentido. No último ano, mais de R$ 12,7 milhões foram aplicados em obras e reformas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, onde são ofertados 47 cursos de graduação, 24 de mestrado e 11 de doutorado.

As melhorias atendem às demandas de um público de mais de dez mil pessoas, entre professores, servidores e estudantes, buscando criar ambientes mais seguros, acessíveis e funcionais. Uma série de obras já foram entregues e outras estão em andamento, como as que estão ocorrendo em Vitória da Conquista, onde 53% dos serviços já foram concluídos. Entre eles, se destacam a reforma do Teatro Glauber Rocha; a ampliação da creche; e a construção de uma nova praça de convivência. As melhorias incluem, ainda, a reforma da guarita e do acesso principal, além de reparos em áreas onde funcionam cursos, como os de Medicina e Agronomia, e a biblioteca da universidade.

Link Personalizado

Fotos: Virlane Carmo

Os estudantes têm sentido de perto o impacto dessas transformações que estão sendo executadas, levando em conta elementos como identidade visual, ergonomia, sustentabilidade e mobilidade. Entre os cerca de nove mil alunos de graduação, Alan Vieira de Souza, 22 anos, que cursa Licenciatura em Física, vê as melhorias como fundamentais para o ambiente acadêmico. “Está mais agradável, até mesmo para relaxar, como os centros acadêmicos que foram construídos em um mesmo local, próximo à praça de convivência, a partir de uma demanda do Diretório Central dos Estudantes”, conta, destacando como esses espaços facilitam a interação entre os colegas.

Edicley Mota Castro, estudante de Jornalismo há um ano e meio, também observa as mudanças positivas. Ele ressalta que “as reformas e adaptações, como a iluminação, por exemplo, à noite facilita e cria um ambiente de mais segurança para a circulação entre os módulos”. Caio Sidarta, auxiliar administrativo no Restaurante Universitário da Uesb, também sente a diferença. “Hoje, a população acadêmica conta com uma estrutura, de um modo geral, bem mais adequada, incluindo pintura e reforma, assim como as melhorias na acessibilidade, que vêm sendo implementadas para facilitar o acesso às suas instalações”, afirma, sublinhando como o investimento contínuo em infraestrutura tem melhorado o dia a dia no campus.

Fotos: Virlane Carmo

Este ano, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a Educação Superior ao prever o repasse de R$ 2,3 bilhões para as Universidades Estaduais da Bahia (Uebas), um aumento de 35% em relação ao valor de 2023. Além da Uesb, o montante é destinado à Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Fonte: Ascom/SEC