Projeto de embalagens sustentáveis é apresentado por estudantes na 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
Foto: Ascom/SEC

A 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que acontece até esta sexta-feira (27), em Brasília, conta com a participação de estudantes do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, no município de Palmeiras. No evento, eles estão apresentando o projeto “EcoBoxs: uma alternativa sustentável para reaproveitar o papel descartado no ambiente escolar”. A equipe viajou com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o objetivo de mostrar como as soluções inovadoras podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

As EcoBoxs são produzidas com papel reciclado, obtido a partir dos papéis descartados no ambiente escolar. O material recolhido é triturado, dissolvido em água e peneirado em telas para papel reciclado. Após a secagem total do material, são montadas as embalagens.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/SEC

Os estudantes Marina Bandurra de Oliveira Almeida, Gustavo Lima Sousa e Tiago Guimarães, orientados pelo professor Jadson Souza e representando o Núcleo Territorial de Educação da Chapada Diamantina (NTE 3), não esconderam o entusiasmo em participar do evento, que reúne representantes de todo o país. Marina, 17 anos, estudante do 3° ano, compartilhou sua alegria. “Estar participando desta mostra está sendo incrível. Eu nunca imaginei poder estar em uma feira de ciências como esta, assim tão grande, com pessoas tão importantes. Poder estar aqui representando a Bahia com um projeto que foi muito pensado, elaborado e sonhado por mim e pelos meus colegas é maravilhoso”.

Foto: Ascom/SEC

O professor-orientador Jadson Souza ressaltou a importância desse incentivo para os estudantes da rede. “Eu sou muito grato à SEC e ao Governo do Estado por acreditarem que nós, professores, temos feito um trabalho de qualidade. Sem esse apoio, a nossa participação não seria possível. Alunos do interior da Bahia, em muitas situações, é um público que não tem condições de fazer uma viagem como esta e esse apoio é de extrema importância para que os projetos dos nossos estudantes ganhem o mundo”.

Com iniciativas como estas, a Bahia segue firme no compromisso de formar uma geração de estudantes com habilidades científicas e tecnológicas, promovendo um futuro de inovação e sustentabilidade.

Fonte: Ascom/SEC