Hemoba está com estoque crítico de sangue e pede ajuda à população
Foto: Camila Souza/GOVBA

A partir deste mês de setembro, a Fundação Hemoba presta atendimento hemoterápico ao Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador. Com o fornecimento de hemocomponentes ao HAM, especializado em tratamento oncológico, aumenta ainda mais a necessidade da doação regular de sangue dos voluntários para manter os estoques em níveis seguros. A Hemoba é responsável por atender a demanda por hemocomponentes das unidades hospitalares da Rede SUS (Sistema Único de Saúde) na Bahia.

O HAM realiza uma média de 1.500 transfusões de hemocomponentes por mês, sendo a maior demanda por plaquetas, essenciais para o tratamento do câncer. Com essa nova parceria, a Hemoba terá um acréscimo na demanda, que será de 800 a 1.000 bolsas de sangue mensais. Atualmente, a Fundação coleta cerca de 11.000 bolsas de sangue por mês, o que representa cerca de 3.000 por semana, para atender toda a Rede SUS da Bahia.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Hemoba e Sudesb lançam campanha para incentivar doação de sangue durante Olimpíadas de Paris 2024

Além da nova demanda por hemocomponentes do HAM, no estado, desde o início do ano, foram criados novos leitos distribuídos no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana; no Hospital do Subúrbio (HS), no bairro Periperi, em Salvador; e no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Também foram inaugurados novas unidades hospitalares, como o Hospital Ortopédico do Estado, no bairro do Cabula, em Salvador, e o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul.

Roteiro do hemóvel

Para facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, principalmente, neste momento em que os estoques estão em nível crítico, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão em locais de grandes fluxos de pessoas em Salvador e Região Metropolitana. Até 2 de outubro, o hemóvel estará no Salvador Shopping, de 8h às 17h, e, até 01/10, de 8h às 16h, no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas. Sempre com uma hora de intervalo para o almoço.  

Onde doar

Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Hemoba e Sudesb lançam campanha para incentivar doação de sangue durante Olimpíadas de Paris 2024

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Fonte: Ascom/Hemoba