Arena de Esportes recebe o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica nesta semana
Foto: Jonas Farias/FBG

Edital Incite 2, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), foi o tema principal de um encontro promovido nesta quinta-feira (26) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) e integrantes do Conselho Estadual de Esportes. Também estiveram presentes professores e pesquisadores da Ufba, Uneb e Universidade Católica.

Com o maior volume de recursos já disponibilizado pela Fapesb, o Edital Incite 2 tem como objetivo principal a criação de novos Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação no estado. A partir desta sexta-feira (27), o formulário eletrônico (Edital 017/2024) para envio das propostas específicas já está disponível no site da Fapesb. Cada projeto poderá receber um aporte de até R$ 2 milhões, e as propostas devem ser encaminhadas por pesquisadores doutores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) localizadas no estado da Bahia, públicas ou privadas, desde que sem fins lucrativos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a relevância do edital para a pesquisa esportiva no estado: “Este edital é algo até então inédito para o esporte baiano. Temos grandes expectativas de adesão de muitos pesquisadores doutores das nossas universidades. A presença de alguns deles neste encontro é muito positiva. Estamos confiantes de que bons projetos surgirão e contribuirão para o fortalecimento e aprimoramento do esporte de alto rendimento em nosso estado”, afirmou.

Os proponentes devem submeter o formulário eletrônico e a documentação complementar exigida até as 12h do dia 27 de novembro de 2024, através do e-mail incite@fapesb.ba.gov.br. O resultado final será divulgado até o dia 30 de maio de 2025.

Durante o encontro, Marcius Gomes, chefe de Gabinete da Secti, reforçou o esforço do Governo do Estado em formular políticas públicas que contemplem diversas áreas do conhecimento. “A pauta do esporte é de grande relevância, pois precisamos fortalecer esse ecossistema que envolve pesquisadores das áreas de educação física, nutrição, fisioterapia, saúde e terapia ocupacional. Esta iniciativa reconhece a importância histórica de um Conselho dedicado a discutir as políticas públicas para o esporte dentro do estado”, afirmou.

Davidson Magalhães, secretário da Setre, ressaltou a sinergia entre as secretarias na execução de projetos voltados para o desenvolvimento do esporte e outras áreas estratégicas. “Temos tido uma parceria afinada com a Secti em ações como a qualificação de mão de obra para o setor de TI e o desenvolvimento do empreendedorismo. Agora, estendemos essa parceria ao esporte, com foco na melhoria de treinos, indicadores e desempenho dos nossos atletas. Este edital é um estímulo para que pesquisadores da Bahia desenvolvam novas tecnologias aplicadas ao esporte, especialmente de alto rendimento”, concluiu.

Fonte: Ascom/Sudesb, com informações da Ascom/Secti